quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PF apreende cerca de 400 tartarugas vivas em Roraima


Uma ação inédita da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima, resultou na apreensão de quase 400 tartarugas vivas de espécies ameaçadas de extinção, entre elas a gigante da Amazônia. Os animais seriam vendidos como alimento em Boa Vista e, principalmente, Manaus.
A quantidade de animais encontrados e a crueldade com que eram tratados pelos caçadores, chamados de tartarugueiros, surpreenderam os dois delegados e seis agentes federais deslocados para a região do Baixo Rio Branco, afluente do rio Negro, formador do rio Amazonas.
As maiores tartarugas, com peso entre 50 e 65 quilos e idade presumida em torno de cem anos, ficavam fora da água, com o casco voltado para baixo, imobilizadas. As menores, amontoadas às dezenas em currais improvisados na mata, sem acesso a alimento e água.
A equipe da PF, que teve o apoio de um profissional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e outro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conseguiu devolver ao rio Branco e afluentes 362 tartarugas vivas. Foram achados 16 animais mortos em consequência dos maus-tratos.
Com informações de Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão