quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Poluição pode ter matado milhares de peixes em barragem de Itá, RS






Nível de oxigênio na água está quase quatro vezes menor que o ideal.
Suspeita é de que resíduos orgânicos tenham sido despejados no local.



Milhares de peixes estão morrendo na barragem de Itá, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo os técnicos, a poluição e a falta de chuva seriam as principais causas da mortandade dos animais. A reportagem é do RBS Notícias (veja o vídeo).
Os peixes mortos estão se acumulando nas margens do reservatório. De acordo com o relato de moradores locais, os animais teriam começado a morrer no último sábado (08).
Equipes que fazem o monitoramento da água e dos peixes coletaram amostras dos animais e da água. A concentração de oxigênio está em quase zero miligramas por litro, quando deveria ser de, no mínimo, quatro miligramas.
O gerente regional da hidrelétrica, Elinton Chiaradia, suspeita que a redução do nível de oxigênio tenha sido fruto de poluição. Os laudos com os resultados das análises devem ficar prontos nos próximos dias. “Pode ter sido causado pelo lançamento de resíduos orgânicos em algum ponto do reservatório”, diz ele.
A mortandade se estende a quase um quilômetro. Os peixes procuram as nascentes que têm mais oxigênio para tentar se salvar. Os que sobrevivem estão sendo resgatados pelos técnicos e soltos em outro ponto do reservatório.
A cena e a luta dos peixes para sobreviver emocionaram o agricultor Valdir Baiocco. “Hoje não tem mais tanto porque eles já não estão mais subindo na água. Eles estão parados, estão morrendo, mas estão parados, não estão pulando como ontem”, relata.
fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão