terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Programa Domingo Espetacular questiona o uso de animais na experimentação científica e na educação



Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
Um exemplo a ser seguido pela imprensa tradicional. É dessa forma que podemos resumir a reportagem especial veiculada no último dia 16, no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, sobre aulas e pesquisas científicas envolvendo animais não humanos. Pela primeira vez uma reportagem da grande mídia brasileira questiona com consciência e responsabilidade a tradição de se explorar e matar animais em nome da ciência.
A matéria da repórter Camila Busnello, editada pelo jornalista Lucius de Mello, tem cerca de nove minutos, e é bastante abrangente ao abordar diversos pontos sobre a exploração animal em laboratórios e instituições de ensino. Na chamada, as apresentadoras questionam: até que ponto os seres humanos têm o direito de usar os animais em benefício próprio?  A reportagem começa apresentando um método substitutivo para acabar com a tortura de animais. O cão robô, criado por Nick Jukes, é um  cachorro artificial feito com material sintético que permite experimentos didáticos como ouvir os batimentos cardíacos e extrair sangue. A matéria segue mostrando imagens de um macaco-rhesus que teve o crânio aberto e mantido sem comer e beber durante várias semanas em um experimento israelense, descrito como “uma das experiências mais cruéis já realizadas”.
Flagrante de animal sendo torturado em laboratório. Reprodução de imagem feita pela Peta.
Também foi relatado o caso cruel e revoltante da dissecação de coelhos numa escola pública de Goiânia (GO), além de um software que mostra reproduções virtuais de corpos de animais não humanos – o qual evita que animais vivos sejam explorados, violados e mortos nas aulas – e iniciativas em algumas universidades que, em seus cursos de Medicina Veterinária, substituíram aulas com animais vivos por meios de ensino usando-se partes artificiais de corpos de animais. Além disso, foi mencionado que a indústria brasileira de cosméticos aboliu os testes em animais.
A reportagem, que destaca a atuação da ANDA e entrevista a fundadora e jornalista Silvana Andrade, acaba sendo um marco no abolicionismo brasileiro, já que demonstra o progresso da mudança da forma como a imprensa vê as diversas formas de exploração animal. Convém relembrar que a Record, já há alguns anos, tem uma tradição de denunciar métodos de promoção de crueldade contra animais.
A equipe da ANDA parabeniza a direção e todos os jornalistas do Domingo Espetacular envolvidos na produção da reportagem. Mensagens à redação do Domingo Espetacular podem ser enviadas por aqui felicitando o programa pela matéria.
Assista a reportagem na íntegra abaixo.
 fonte: anda





Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão