quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto de mineradora ameaça vida selvagem


EUA

Por Patrícia Tai (da Redação)

Ao final do ano passado, após três anos sem aparições nos Estados Unidos, uma onça-pintada foi flagrada no Arizona. Infelizmente, o projeto Rosemont Copper está planejando destruir 18,2 mil km² de terras na Montanha de Santa Rita ao norte da fronteira com o México, para extração de cobre. Com isso, a população de onças, que já está escassa, não terá a oportunidade de aumentar nos Estados Unidos, assim como outras espécies reconhecidas como ameaçadas de extinção serão postas em perigo. As informações são da Global Animal.
A onça-pintada foi listada como ameaçada de extinção em 1997, e proposições recentes do Departamento de Vida Selvagem dos Estados Unidos sugerem proteção para as cadeias de montanhas ao longo da fronteira mexicana. No entanto, a Floresta Nacional de Coronado, que está localizada nas montanhas de Santa Rita, não é considerada um “habitat crítico” pelas autoridades. Mas esta região é um habitat vital para as onças e funciona como um corredor de passagem para os grandes felinos.
A ampla mina a ser instalada não afetará só as onças, mas muitas outras espécies na área de diversidade biológica. Haverá um impacto por toda a extensão da mata, e explosões deixarão planícies inteiras com resíduos de rocha. O projeto também deverá aumentar o tráfego e, consequentemente, a quantidade de animais selvagens atropelados.
De acordo com a ONG Defenders of Wildlife (“Defensores da Vida Selvagem”), “O esboço da declaração de impacto ambiental para o projeto proposto não analisa adequadamente os impactos potenciais ao sensível habitat da vida selvagem, bem como não aborda a qualidade e quantidade de água necessárias, nem fatores como a qualidade do ar, a mudança climática ou o povoamento”. Outra análise e declaração deverão ser conduzidas de forma a cumprir com a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente.
Conforme a Care2 apropriadamente afirma, “este projeto será uma ferida aberta no campo, deverá tirar o habitat vital para todos os animais, incluindo onças, e pode afetar seriamente o turismo do Arizona, além de causar problemas de trânsito com o tráfego de caminhões enormes que ocuparão duas pistas das estradas estreitas”.
Ajude a evitar esse perigo ambiental e assine a petição para incentivar o Departamento de Vida Selvagem a incluir a Floresta Nacional de Coronado em sua lista de “habitats críticos”.
    fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão