sábado, 15 de dezembro de 2012

Projeto que ensina cães a dirigir irrita defensores dos animais


Cão adestrado dirige máquina simuladora de automóvel. Foto: AFP/Reprodução
Um projeto no mínimo polêmico na Nova Zelândia está ensinando cães a dirigir. Três animais de um abrigo de cães abandonados da cidade de Oakland foram adestrados de modo que aprendessem a dirigir automóveis.
Máquinas simuladoras feitos especialmente para esses cães aprenderem a dirigir, e em seguida fora instruídos a dirigir um mini-Cooper modificado. No lugar da chave de ignição. há um botão para o cão apertar e começar a movimentar o carro. O que chamam de “teste de fogo” será um teste realizado ao vivo num programa de TV nacional, com os animais dirigindo carros adaptados de verdade.
O projeto faz parte de um programa de adoção de animais adultos abandonados. Aparentemente visa tornar os animais “mais atraentes” aos futuros tutores.
Não se sabe se os três cães sofreram maus-tratos nesse tipo de adestramento complexo, mas uma coisa é certa: não decidiram por aprender a dirigir. Eles prefeririam estar se divertindo e descansando, e não servindo como “artistas de circo” para os tutores. E não lhes é agradável a perspectiva de serem adotados por pessoas que só os preferiram por saberem de tais truques, e não para livrá-los do abandono e ter um novo membro na família.
A verdadeira adoção de animais não depende de que eles sejam inteligentes ou saibam fazer procedimentos humanos, mas sim do amor dos seus futuros tutores por eles, amor esse que, se é verdadeiro, é incondicional e não exige o aprendizado de nenhum truque.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão