domingo, 16 de dezembro de 2012

Projeto Tamar comemora a soltura do filhote de número 15 milhões


Projeto Tamar enviou o filhote de número 15 milhões (Foto: Divulgação/Tamar)
Os ambientalistas do projeto Tamar tiveram motivo para comemorar os 33 anos da organização nesta sexta-feira (14). Por volta das 16h30, o filhote de tartaruga de número 15 milhões foi solto ao mar sob a proteção da ONG, sediada na Praia do Forte, a cerca de 50 km de Salvador. A ação, promovida pelo programa de conservação das tartarugas marinhas no Brasil, contou com os músicos Lenine e Luiz Caldas.
Lenine participou da comemoração (Foto: Bia Ribas/ Protejo Tamar)
Durante a ação realizada na tarde desta sexta-feira, diversos filhotes foram soltos e levados à praia. O primeiro a chegar ao mar foi considerado como o de número 15 milhões protegido pelo projeto.
A partir das 20h, Luiz Caldas fará um show no Centro de Visitantes do programa. A abertura do evento será realizada pela banda Tamarear e Cláudia Albuquerque. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
História
Criado no ano de 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transformou no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), o Projeto Tamar diz respeito ao Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas.
O programa não tem fins lucrativos e visa realizar pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção no Brasil. A ação é realizada em nove estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), protegendo cerca de 1.100 quilômetros de praias, em 23 bases. O Projeto conta com o apoio de algumas empresas, organizações não-governamentais, governos estaduais e prefeituras, além da própria população.
Tartarugas rumo ao mar da Praia do Forte, litoral norte da Bahia (Foto: Divulgação/Tamar)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão