sábado, 15 de setembro de 2012

SANTUÁRIO DE BALEIAS E GOLFINHOS É DISCUTIDO EM CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR, EM NITERÓI (RJ)



Sea Shepherd 
A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu, de 03 a 06 de setembro, em Niterói (RJ), o I Congresso Internacional Interdisciplinar (CONINTER), promovido pela ANINTER-SH. Pesquisadores de todo o país participaram de mesas redondas e grupos de trabalho que discutiram importantes questões interdisciplinares, nas áreas de sociais e humanidades.
Raquel Rivera Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil e mestranda em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC), apresentou seu artigo intitulado “Santuário de Baleias e Golfinhos no Brasil: Formação da Agenda”, com o objetivo de analisar a publicação do Decreto 6.698/08, que declara as águas jurisdicionais marinhas brasileiras Santuário de Baleias e Golfinhos do Brasil.
Após traçar um breve histórico da caça predatória de baleia, que quase levou esses magníficos seres à extinção, e as ações de proteção e conservação desenvolvidas internacionalmente e no Brasil, Raquel enfatizou os desafios do país na efetivação do Santuário e a necessidade de manutenção do posicionamento do Brasil contra a caça de baleia: “Países com interesse na retomada da caça de baleia ameaçam regiões que se dedicam à conservação e proteção dos seus recursos marinhos nacionais. Por isso, é necessária uma articulação em âmbito internacional para que seja estabelecido um santuário de baleias no oceano Atlântico Sul”.
Os participantes do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas demonstraram grande interesse no tema, uma oportunidade discussão no meio acadêmico sobre a importância do estabelecimento de um Santuário de Baleias no Atlântico Sul e da conservação e proteção dos cetáceos em território brasileiro. “É importante que esta temática seja discutida na academia além das áreas biológicas, de maneira interdisciplinar, diante da importância cada vez mais latente da proteção do meio ambiente”, disse Raquel Soldera.
Fonte: Sea Shepherd
De: jornalanimais.blogspot.com.br

Divulgando - a Tam não disse a verdade?



Olá eu sou a CLEO, dona da Carmina, e a versão que a empresa Tam informou ao G1 é mentirosa. Eles não estão apoiando as buscas de maneira nenhuma.Estou fazendo tudo por conta própria com ajuda da minha familia e amigos.
.......................................................
  Bem, esperamos que a Tam diga a verdade , porque mentira tem perna curta. Estamos lidando com vidas a dos tutores e a do cão  - a vida tem que ser totalmente respeitada. A Tam tem por obrigação resolver este assunto -. Compartilhar e divulgar

Cadela desaparece em voo da TAM entre Rio e Manaus, diz tutor

Carmina tem dois anos e está perdida em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)
A cadela vira-lata Carmina, de dois anos, viajou do Rio de Janeiro até Manaus em uma aeronave da empresa TAM, na tarde de terça-feira (11), e desapareceu, segundo o responsável pelo animal. Carmina foi enviada pela tutora, Cléo Carvalho Ohana, de 26 anos, para a capital amazonense. Ela está no Rio participando de um mestrado e retorna a Manaus na madrugada deste domingo (16), mas resolveu enviar Carmina antes.
O padastro de Cléo, o servidor público Maurício Lapa, de 60 anos, disse que o avião pousou no aeroporto Eduardo Gomes às 15h, mas só o avisaram sobre a situação às 16h20. “Ninguém queria informar nada sobre Carmina. Depois de mais de uma hora eles disseram que, quando abriram o compartimento de bagagem, ela estava solta e pulou para a pista, correndo em direção a saída. Chegando lá, o segurança abriu o portão e a deixou sair. Os funcionários da TAM disseram que a seguiram em direção à Avenida Torquato Tapajós, mas desistiram após ela entrar em uma área de mato fechado próxima a algumas empresas”, disse.
Segundo ele, as chances de recuperar Carmina teriam sido maiores caso ele tivesse ajudado nas buscas desde o ínicio. “O que me deixa mais triste é que eles mentiram. Estavam tentando achar a cadela e não me informaram que ela tinha fugido. Se eu soubesse na hora, teria ajudado nas buscas e as chances de recuperá-la seriam maiores. Eles nem sabiam o nome dela para chamá-la”, relatou.
A tutora da cadela, Cléo, está muito abalada (Foto: Arquivo pessoal)
A enteada de Maurício foi para o Rio de Janeiro fazer mestrado e encontrou Carmina, ainda filhote, abandonada na rua. Segundo Maurício, ela se apegou muito ao animal e está muito abalada com a perda. “Se você falar com ela, dá dó. A TAM chegou a entrar em contato com ela, pedindo uma foto para fazer cartazes de divulgação, mas ainda não fizeram nada”, disse.
O servidor público afirmou que está desconfiado da versão contada pela empresa, e disse que pretende recorrer à Justiça. “Segundo eles, ela pulou de uma altura de dois metros até o chão. Se ela tivesse feito isso teria se machucado e não teria conseguido correr tanto. Já entrei em contato com um advogado e pretendo recorrer à Justiça, tanto pelo valor sentimental que a Carmina tem para a minha enteada quanto pela irresponsabilidade da empresa em relação ao transporte de animais”.
Para dar informações ou ajudar nas buscas de Carmina, a família disponibilizou para contato os números de telefones 9988-3889 e 9627-6750. Os donos estão oferecendo recompensa para quem encontrá-la.
Procurada pelo G1, a TAM encaminhou a seguinte nota através de assessoria: “Em relação ao vivenciado com o animal doméstico da Sra. Cléo Carvalho Ohana, passageira do voo JJ3766 (Rio de Janeiro-Galeão/Manaus) do dia 11 de setembro de 2012, informamos que já estamos em contato com a nossa cliente para prestarmos o apoio que se fizer necessário para a solução do ocorrido”.
Fonte: G1

A Incrível História de Salvamento de uma Gatinha Cega

Uma preciosa menina chamada Skunky foi salva por um verdadeiro anjo da guarda. A incrível história foi partilhada pelo dono no reddit e não há melhor descrição do que a do próprio autor, por isso optamos por contar a história pelas suas próprias palavras (tradução):
Há quatro anos atrás, enquanto me encontrava de férias do sul de Itália (vivia no norte), encontrei uma gatinha bebé que chorava desesperadamente, debaixo de um sol abrasador. Decidi tomar conta da bebé durante as minhas férias, para tentar que ficasse forte o suficiente para sobreviver sozinha quando eu voltasse para casa. Naquele momento era evidente que era muito pequena para sobreviver debaixo de uns 43ºC.
As patas dela não estavam bem, a boca estava também algo assimétrica e impossível de fechar, provavelmente devido a um trauma, mas as piores notícias ainda estavam para vir. No dia seguinte levei-a ao veterinário que disse que os olhos não estavam fechados por ser tão jovem, mas porque a infecção os degenerou completamente. O veterinário disse também que ela estava demasiado fraca e pensava que poderia não resistir.
No dia seguinte, eu e o meu irmão começamos a tratar da infecção dos olhos, dos ouvidos, dos vermes intestinais e da febre, enquanto a mantínhamos quente, a alimentávamos com leite em pó aquecido a cada quatro horas e a ensinávamos a seguir o barulho dos nossos passos e palmas. Passados 15 dias, a Skunky ainda estava bastante fraca, mas eu tinha de ir embora. Então, alterei a minha reserva de voo para incluir um animal de estimação e, para encurtar a longa história, a Skunky está neste momento a dormir na minha cama, debaixo dos cobertores e a cabeça na minha almofada!
 fonte: mundodosanimais.pt

Animais também sofrem com o calor em Uberlândia, MG

Nos últimos dias o assunto mais comentado tem sido o calor. Para se refrescar, vale tudo: roupas leves, sorvete e ventiladores. Mas quem também sofre com as temperaturas elevadas são os animais de estimação. Segundo veterinária, para eles a situação é ainda pior.

Megue tem um ano e adora passear. Mas por causa do calor, a cadelinha da raça Shitsu tem ficado mais em casa. Para se refrescar ela adotou algumas estratégias, conforme a dona de casa Eliane Lima. “Ela fica procurando uma sombra, uma terra no jardim, fica deitada na varanda e toda hora está perto da vasilha de água. Ela também fica 'cavoucando' no terreiro”, contou.

Já Anastácia fica deitada a maior parte do tempo na parte mais fresca da casa. Nem mesmo a palavra ‘passear’ a anima. A dona, Karoline Ferreira, revelou como têm sido os dias da cadelinha. “A gente chama para sair, mas ela não quer. Está bebendo muita água e fica triste, toda hora com a língua para fora”, lamentou.
A dupla Belinha e Duda também sofre. Com muitos pêlos, elas sentem ainda mais calor e parecem estar sempre cansadas. A dona de casa Fernanda Moreira de Souza, que toma conta das cachorras, sabe o que fazer para deixá-las mais animadas. “Elas adoram mastigar gelo”, contou.

O calor chega a mudar o comportamento de alguns animais de estimação. No entanto, para refrescar os bichinhos, alguns cuidados são necessários, conforme a veterinária Camila Almeida. “Eles não têm as glândulas sudoríparas, que é a glândula do suor que o homem tem. Isso aumenta a temperatura corporal deles, fazendo com que sofram muito com esse calor. O ideal é aumentar a quantidade de banhos durante a semana, fazer tosa, água em abundância e não caminhar com os animais no sol. E sempre que for caminhar, antes das 10h e após às 17h”, ensinou.

Com todos estes cuidados as lojas especializadas estão tendo mais trabalho. “A movimentação é sempre maior nesta época. Aumenta de 70% a 80%”, comentou Eliane Santana, funcionária de um pet shop da cidade.
fonte: g1.globo

Milhares de peixes e camarões são encontrados mortos em Cardoso, SP

Centenas de peixes morreram (Foto: Reprodução / TV Tem)
Milhares de peixes e camarões foram encontrados mortos às margens da represa Água Vermelha em Cardoso (SP) nesta quinta-feira (13). O mau cheiro e a quantidade de mortes impressionou os moradores da cidade.
Nesta sexta-feira (14), os funcionários da prefeitura estão realizando uma limpeza no local. Os técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já recolheram amostras da água e dos animais mortos, na grande maioria filhotes, do local.
A suspeita é de que o barro que fica no fundo da represa possa estar “roubando” o oxigênio, causando as mortes. O resultado fica pronto em pelo menos 30 dias. O caso será investigado.
Segundo a prefeitura da cidade, as prainhas não serão interditadas já que a represa está sendo limpa. Há um mês uma reportagem do Tem Noticiais mostrou que no mesmo local, milhares de camarões foram encontrados mortos. Na época, uma análise da água não apontou nenhum problema que justificasse o baixo índice de oxigênio. O problema tem intrigado a população e os funcionários da Cetesb.
Fonte: G1

Vigilância Sanitária de Barra Mansa (RJ) mantém trabalhos com animais abandonados

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância Ambiental, formalizou, no dia 24 de Julho, uma parceria com a APA-BM (Associação Barramansense de Proteção aos Animais) para realização de um trabalho em prol dos animais abandonados da cidade, com o objetivo de melhorar a manutenção de abrigos e efetivar a realização de cirurgias de esterilização e castração nos animais, entre outros atendimentos clínicos.
Segundo informações da própria APA, a instituição realizou, no mês de agosto, cerca de 80 castrações, 60 atendimentos e a manutenção dos 80 cães que vivem no abrigo. A ONG presta atendimento ainda a animais doentes ou atropelados que são recolhidos das ruas.
Além disso, a entidade promove a doação dos animais de forma consciente nas feiras que acontecem todo sábado no Parque Centenário, popularmente conhecido como Jardim da Preguiça, no Centro da cidade.
A diretoria da APA contou que, no mês passado, 36 cães e 11 gatos foram adotados em suas feiras, e que 18 cães foram resgatados das ruas. Os resgates são feitos a partir de denúncias. A equipe da ONG vai com a Guarda Ambiental ao local, faz um diagnóstico da situação e encaminha os animais para o abrigo, além de fornecer a eles tratamento veterinário, caso necessário.
A instituição considera a parceria com a prefeitura um sucesso e espera que, após os 12 meses de contrato, ele possa ser renovado para que os trabalhos em prol dos animais continuem dando resultados positivos.
Fonte: Diário do Vale

Polícia Ambiental desarticula grupo que caçava animais em Elói Mendes (MG)

Cinco pessoas foram presas e 10 armas de fogo foram apreendidas durante uma operação da Polícia Militar Ambiental na manhã desta sexta-feira (14), na zona rural de Elói Mendes (MG). Os suspeitos foram presos por caça.
Com os acusados foram apreendidos seis pássaros da fauna silvestre brasileira, sendo três azulões, um trinca-ferro, um pintassilgo e um coleirinha. Além dos animais foram apreendidas seis gaiolas e uma armadilha para capturar tatus.
Os militares encontram munições com os suspeitos, como quatro frascos com chumbo, 11 frascos com pólvora, 76 espoletas, cinco porta espoletadas e além de vários cartuchos de calibres variados já deflagrados.
A operação aconteceu após meses de investigação. Os animais apreendidos deverão ser soltos na natureza.

Operação prendeu cinco pessoas e apreendeu 10 armas (Foto: Polícia Ambiental)
Fonte: G1

Espécies do Ártico ‘surfam’ em corrente marinha para fugir do calor

 O crustáceo 'Apherusa glacialis' vive no gelo Ártico e migra para áreas mais frias em busca de correntes oceânicas (Foto: Divulgação/University of Delaware)

Com o constante degelo na região do Ártico, cientistas preocupados com o impacto do fenômeno na vida marinha se surpreenderam ao descobrir uma forma de adaptação de espécies que vivem nas profundezas do gelo à nova realidade “quente”.
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, e publicado nesta semana na revista “Biology Letters” afirma que crustáceos como o Apherusa glacialis, que se parece com um pequeno camarão, aproveitam correntes oceânicas para migrar para regiões mais frias do Polo Norte.
Eles batizaram a experiência vivenciada pela espécie de “hipótese Nemo”, uma analogia ao filme da Disney criado em 2003 e que retrata a busca de um peixe-palhaço por seu filho. Para chegar até seu filhote, que tem o nome de Nemo, o peixe segue as correntes oceânicas até encontrá-lo na região da Austrália.
Sobrevivência
O que os cientistas querem entender é por que a Apherusa glacialis usa este método para alcançar regiões mais frias. A descoberta ajuda a explicar como os organismos associados ao gelo conseguiram se manter em grandes populações, mesmo quando seu habitat era reduzido em até 80% durante a estação quente.
Segundo Jorgen Bergen, da Universidade Tromso, na Noruega, a “hipótese Nemo” oferece uma perspectiva de sobrevivência a espécies que perderam seu habitat. Isso ajudaria a entender possíveis consequências de um aquecimento contínuo no Ártico, com grande perda de calotas polares.
Nova realidade no Ártico
O derretimento do gelo do Ártico tem acelerado a corrida em torno da exploração de recursos naturais na região. Caso as linhas marítimas atualmente inacessíveis no topo do mundo se tornem navegáveis nas próximas décadas, elas poderão redesenhar as rotas do comércio global e talvez a geopolítica dos países.
A agência espacial americana (Nasa) anunciou na última semana de agosto que o derretimento do gelo do Ártico aumentou e bateu recorde de mais de 30 anos de medições feitas via satélite.
O tamanho da camada de gelo registrada no dia 26 de agosto foi o menor desde o início do monitoramento, em 1979, segundo o site da Nasa. O último recorde de degelo registrado foi em 18 de setembro de 2007, ainda de acordo com a agência espacial.
A camada de gelo no Ártico chegou a 4,1 milhões de quilômetros quadrados, 70 mil a menos do que a medição realizada em 2007, quando a extensão da área congelada no Ártico era de 4,17 milhões de quilômetros quadrados.
A persistente perda de cobertura de gelo é preocupante e ocorreu mais cedo do que o previsto, apontam cientistas da agência. A previsão de pico de derretimento é o mês de setembro, segundo a Nasa.

Mapa mostra cobertura de gelo no Oceano Ártico neste ano em comparação com 1979, segundo medição por satélite da Nasa (Foto: Nasa/Divulgação)
Fonte: G1

Empresa libera animais no trabalho para motivar funcionários

Foto: Divulgação
Toda sexta-feira, um dos funcionários da SimGroup, que desenvolve ações motivacionais para empresas, está liberado para levar seu animal ao trabalho. É o chamado PetDay, uma forma de descontrair o ambiente corporativo e motivar o pessoal sem onerar o caixa da empresa.
A permissão é dada após um sorteio entre os 60 colaboradores. Segundo Sueli Brusco, diretora-executiva da empresa, o tutor do animal se envaidece diante do sucesso que faz e o bichinho vira motivo para bate-papos e interações até entre os colaboradores que não são tão próximos.
“A ideia foi inspirada numa pesquisa feita nos Estados Unidos pela Escola de Comércio da Virginia, que indica que a presença de cães no local de trabalho contribui para a redução do estresse e aumenta a produtividade. Antes de implantar a iniciativa, fizemos uma pesquisa interna e vimos que a adesão do grupo foi boa”, afirma.

Foto: Divulgação
Veja mais fotos aqui.
Fonte: Uol

DETENGAMOS EL MALTRATO Y ASESINATO ANIMAL EN ARGENTINA

  Foto/Facebook/ Make a Difference for Animals

Stop Animal Abuse and Killing in Argentina
DETENGAMOS EL MALTRATO Y ASESINATO ANIMAL EN ARGENTINA


http://www.thepetitionsite.com/507/928/478/detengamos-el-maltrato-y-asesinato-animal-en-argentina/

Pumas sob ataque na Patagônia Argentina

 Animais em extinção, também o homem caçador está em extinção, mas continua na ignorância de si mesmo
 
TODOS EM EXTINÇÂO: HUMANOS E NÃO HUMANOS




 


 
 
 
Mesmo que o puma é listado como uma espécie em extinção no Tratado de UN CITES, nas províncias de Patagônia Argentina, Rio Negro, Neuquén, Chubut e Santa Cruz, o puma é legalmente morta e os governos ainda paga por sua morte. As fotos de "troféu" abaixo são apenas alguns da mais lastest circulando entre as redes sociais mostrando esta prática ultrajante.
 
 fotos/patagonjournal
 
Fonte:.patagonjournal.com

A distração dos psicoptas e seus simpatizantes

Vejam o vídeo e saibam o que é uma vaquejada



Enviado por em 18/09/2009

Encontrado na Russia um PARAFUSO com aproximadamente 300 milhões de anos de antiguidade.

     foto/Facebook



Encontrado na Russia um PARAFUSO com aproximadamente 300 milhões de anos de antiguidade. Cravado nas rochas e medindo aproximadamente 2 centímetros de largura está assombrando os pesquisadores. Isso simplesmente muda todo o conceito de evolução histórica que temos até o momento e é mais uma indicação de que já houveram civilizações avançadas na terra muito antes do que imaginamos. A história sempr
e esteve errada e agora mais ainda, por esse ponto de vista.

Assim como até hoje se ensina nas escolas que as pirâmides foram construídas por escravos.

Infelizmente até mesmo alguns instrutores de kabbalah mencionam sobre o fato dos escravos, o que prova que até mesmo no oriente as informações também são confusas ou pelo menos não tão precisas.

Precisaremos um dia reescrever a nossa história, pelas provas e não pelas teorias.

En Rusia un tornillo fosilizado fue hallado incrustado en una roca y las estimaciones primordiales hablan de que se trata de un tornillo de 300 millones de años de antigüedad, algo que es difícil de creer y los científicos no salen de su asombro analizando el fósil una y otra vez.
El fósil del tornillo el cual tiene unas dimensiones de unos 2 cm de largo fue descubierto en una expedición del 7 de Octubre del año 1996 por un grupo de investigación denominado grupo Kosmopoisk, una organizacion de investigaciones científicas la cual se encarga de investigaciones del tipo ufológico, de la criptozoologia y otras ciencias o pseudociencias de carácter paranormal y sin explicaciones racionales por parte de la ciencia siendo misteriosas y enigmáticas.
La expedición del 7 de octubre de 1996 se organizo en busca de unos fragmentos de meteorito que cayeron en la región de Kaluga en Rusia, lo que descubrieron fue más sorprendente que un simple meteorito, en los restos de piedra hallados los cuales no pudieron ser atribuidos a los restos de meteorito aunque fuera lo que querían recoger, descubrieron tras varios análisis de paleontólogos que la edad de la piedra era de 300 a 320 millones de años.
Según se explica en un articulo de la revista de rusa Ogonek los restos de roca fueron analizados por rayos X, la sorpresa fue que como mínimo en el interior de la roca se hallaba otro tornillo más.
Se descarta la posibilidad de que pudiera tratarse de un fósil del tronco de Crinoidea, unos animales marinos que fueron muy abundantes en el paleozoico aunque en la actualidad tan solo quedan unas 600 especies, se descarta la probabilidad del Crinoidea por que el tamaño del tornillo es mucho mayor que los animales marinos.

Este Oopart (objeto fuera de su tiempo) descubierto enRusia es otro de los muchos descubiertos que desconciertan a la ciencia, haciendo que pensar que otras civilizaciones tan avanzadas como la actual era “tecnologica” o mucho más evolucionadas tecnologicamente pudieran existir en un pasado remoto.
Seguiremos investigando para descubrir los enigmas y misterios de la humanidad como el ejemplo de este tornillo de 300 millones de años de antigüedad en próximas publicaciones.

http://enigmasmisterio.blogspot.com.es/2012/09/rusia-tornillo-300-millones-de-anos.html — com Any Rock, Jennie Chick, Rael Maitreya e Rachael Mattison.
 
De: Celso Zymon - Facebook

China e os animais extintos

Agradeçam a china pela extinção de muitos animais
foto/Facebook/

O mundo dá eternas voltas

 foto/Divulgação/Facebook

Terráqueos


ESTE FILME VAI MUDAR A SUA VIDA!

Assista aqui neste link: http://www.terraqueos.org/

De alguma forma façam chegar a pessoas que não têm o compromisso que nós temos com os animais. Se um deles assistir a este filme, já viveremos em um mundo melhor..
— com Amauri Rezende, Gil Fenix Paz Luz, Projeto Gap e outros 13.
De Ajudem os Ursos da China

Gato fica preso dentro de tubulação de água no Centro de Bauru (SP)

O gato ficou preso dentro da tubulação de água de uma galeria (Foto: João Rosan)
A Delegacia do meio Ambiente de Bauru acionou o corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (13), para resgatar um gato que estava preso dentro da tubulação de água de uma galeria, localizada na quadra 3 da rua Virgílio Malta, no Centro de Bauru.
Um vendedor que trabalha nas redondezas do local ouviu o miado do gato e comunicou a ONG Naturae Vitae sobre a suspeita.
A ONG acionou a delegacia, que compareceu ao estabelecimento para averiguar o caso.
O gato estava preso em um local de difícil acesso, dentro de um dos canos da tubulação. Os bombeiros utilizaram a mangueira para jogar água na tubulação, assustando o gato e fazendo com que ele saísse de dentro dos canos.
Após o resgate do animal, os policiais foram em busca do suposto tutor, que não foi identificado. Sendo assim, Carmen Nunes Moro, que trabalha na galeria, pediu para ficar com o gato. Coincidentemente, Carmem faz aniversário nesta quinta-feira e recebeu o felino como um presente.
Fonte: JCNET

Acidente em rodovia no MS mata vaca

Foto: Ivinoticias
A guarnição do corpo de bombeiros de Ivinhema atendeu a um acidente de transito onde envolveu um animal e uma motocicleta na MS — 274.
Segundo o site Ivinoticias, por volta das 20h20min, Sebastião Sorrilla da Silva de 39 anos trafegava sentido assentamento a fazenda Esplanada em sua moto CG 150, de Angélica, quando em frente ao Assentamento Estrela do Sul próximo ao Km 73 acabou colidindo com uma vaca.
O animal morreu com o impacto. O motorista ficou ferido.
Fonte: Correio do Estado

USP promove seminário de direito e ética animal

(da Redação)
Será realizado na USP, nos próximos dias 20 e 21 de setembro, das 14h00 às 20h00, o “VI Seminário de Direito e Ética Animal”, na Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo), sob a organização do DIVERSITAS – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Este ano o seminário contará com a participação dos professores Christian Ingo Lenz Dunker, Sara Albieri e Artur Matuck, da USP, do filósofo Carlos Naconecy, do antropólogo Renato Queiroz, da advogada Vanice Teixeira Orlandi, da universitária Juliana Prado, da mestranda Tânia Vizachri e da escritora e psicanalista Renata Zancan, além dos juristas Daniel Lourenço e Laerte Levai, estes também colunistas da ANDA.
No dia 20 serão realizadas mesas-redondas sobre “Presença de animais em eventos festivos” e “Zoológicos humanos, zoofilia e perversão”. No dia 21 acontece uma conferência com o tema “A problemática da noção de direitos dos animais” e mesas-redondas abordando “Competição por meio dos animais / A agressividade lúdica” e “Crueldade animal e arte”.No local haverá também a exposição “Passarinho na gaiola não canta, lamenta”, com 30 trabalhos de ilustradores brasileiros.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail diversitas@usp.br. Na mensagem, basta indicar o nome completo do interessado, a instituição ou empresa de que faz parte e e-mail para contato. Será servido, a todos os presentes, coffee break vegano preparado por Marcialuzz.
Para maiores informações é só acessar http://www.diversitas.fflch.usp.br/DA2012
fonte: anda

Veganismo: Uma revolução (não tão) silenciosa

Chile
Veganos fazem manifestação de conscientização no Chile. Foto: El Observatorio
É um movimento que se fortalece a cada dia em todo o mundo.
Para os chilenos, especificamente, setembro é um mês considerado de festas, com muita comida, rodeios, corridas de cavalos e atividades que envolvem exploração animal.
Para os veganos (e para os animais) essa “festividade” bem que poderia ser um pesadelo. Eles escolhem abolir o consumo de qualquer produto de origem animal de suas vidas, o que para muitos, é praticamente impossível conseguir.
Ativistas chilenos deixam sua mensagem dizendo que essa mudança não ocorre repentinamente, mas o intuito é conscientizar as pessoas, deixando um legado. O objetivo é educar a população acerca do veganismo por meio de manifestações pacíficas. Distribuem panfletos, utilizam cartazes com imagens da escravidão à qual os animais são submetidos e não raras as vezes, recebem olhares preconceituosos dos transeuntes.
Em Santiago, o movimento tem pouco mais de 2 anos e protagoniza campanhas exitosas, com performances impactantes mostrando carcaças de animais, resultantes da exploração industrial que foram obtidas de frigoríficos e outros descartes.
O veganismo defende a abolição da escravidão animal em seu todo, por isso não está apenas preocupado quanto ao consumo de alimentos, mas também quanto ao uso de peles, couro, experimentos em animais e atividades como rodeios, corridas e touradas.
A internet é o meio mais utilizado para recrutar novos ativistas e conscientizar a população. Com o uso de ferramentas como facebook, tumblr e sites, é fácil encontrar informações sobre como se tornar vegano de maneira equilibrada e saudável, obtendo os nutrientes necessários de maneira correta.
fonte: anda

Conheça onze estrelas do futebol americano que defendem os animais

Por Roberta Oliveira (da Redação)
A temporada de futebol americano está começando nos Estados Unidos. Em uma liga onde tantos times possui animais em seus nomes – The Bears (Os Ursos), The Eagles (As Águias), the Dolphins (Os Golfinhos), the Lions (Os Leões), etc. – há vários jogadores que mostram sua compaixão aos animais. Vejam abaixo 11 jogadores que são orgulho para a causa:
Sedrick Ellis (Do time New Orleans Saints)

Foto: Josh Williams Photography/Brandie Hopstein
O jogador Sedrick Ellis estrelou uma campanha do PETA que pede que as pessoas incluam os animais domésticos em planos de emergência antes que algum disastre natural ocorra, como por exemplo em caso de tornados e terremotos.

Foto: AJ Guel/cc by 2.0
O running back do time Houston Texans é motivo de orgulho devido ao seu talento no campo, e por defender um estilo de vida vegano.

Lance Briggs (Do time Chicago Bears)

Foto: Jimmy Fishbein
O linebacker Lance Briggs que mora em Chicago, cidade conhecida por seus ventos congelantes, sabe como é terrível sentir frio, e em uma campanha do PETA pediu às pessoas que não deixem seus animais fora de casa no inverno.

Glenn Dorsey (Do time Kansas City Chiefs)

Foto: Matthew Collins/Melissa Blayton
Também pedindo para os tutores manterem seus animais aquecidos durante o inverno, Glenn Dorsey posou para o PETA com o seu companheiro Bugsy, e disse “Bugsy não se importa se eu perco ou ganho um jogo, ele sempre vai me amar.”

Aaron Curry (do time Oakland Raiders)

Foto: Christopher Record/Adrian Howe
Aaron Curry posou com sua cachorra adotada Laila para a campanha do peta2 “Seja o Maior Defensor do seu Cão” pedindo para as pessoas não manterem seus cachorros em correntes.

Willis McGahee (Do time Denver Broncos)

Foto: Ken Penn/Tomara Watkins
Quando Willis ainda jogava para o Baltimore Ravens ele posou para uma campanha do PETA chamada “Tinta, Não Mink”, mostrando suas tatuagens e dizendo não ao uso de peles.

Terrell Suggs (Do time Baltimore Ravens)

Foto: Gabrielle Revere/Demi V.
Outro jogador feliz em mostrar seus dotes físicos para salvar animais, Terrell Suggs é um dos linebackers mais fortes da NFL, mas considera a produção de pele “cruel e maldosa” e jura que nunca usará artigos com pele.

Tony Gonzalez (Do time Atlanta Falcons)

Foto: Robert Sebree
Tony Gonzalez também posou para o PETA  junto com sua esposa, para declarar “Prefiro Ficar Nu Do Que Usar Pele!”.

Ricky Williams (aposentado)

Foto: PETA
Ricky Williams, vegetariano, foi anfitrião de um concurso para eleger o melhor frango à passarinho vegano no mercado americano.

Michael Strahan (aposentado)

Foto: StarMaxInc.com
Michael hoje em dia tem um novo emprego como apresentador de um programa de televisão, mas ajudou o PETA com a campanha que pedia às pessoas para que não deixassem seus animais acorrentados nos quintais.

Drew Brees (Do time New Orleans Saints)

Foto: Ian Ransley Design; cc by 2.0
Drew Brees e sua esposa Brittany possuem intolerância à lactose, e se juntaram à marca sem laticínios “So Delicious” em uma campanha para beneficiar a fundação de caridade do casal – e encorajar as pessoas à viverem sem laticínios.
fonte: anda

Dois filhotes de foca serão assassinados neste sábado, no Canadá



Por Patricia Tai (da Redação)




Filhote de foca-harpa, também conhecida como "de manto branco". Sua pelagem branca passa por diversas mudanças até chegar à coloração da vida adulta. Foto: Reprodução
Dois filhotes de foca-harpa estão com a morte agendada para este sábado, 15 de Setembro, quando o Aquarium des Iles de Quebec, um aquário de atrações no Canadá, fecha para o inverno. As informações são da Global Animal.
Os filhotes Zak e Mika foram capturados recém-nascidos de seu habitat selvagem pelo Departamento de Animais Marinhos do Canadá (DFO-MPO), e colocados no aquário para o verão. O aquário aceitou os animais sabendo que eles não poderiam ser devolvidos à natureza ao final da estação, mas poderiam ser mortos “em nome da ciência”.
O Island Wildlife Natural Centre (IWNCC) está fazendo uma campanha para salvar a vida de Zak e Mika. “Nós estamos perplexos diante da atitude repugnante e egoísta do Aquário com relação à vida selvagem. Apesar de não tolerarmos animais selvagens presos em cativeiro, o mínimo que um aquário responsável deve fazer é prover habitat para os animais por todo o tempo de suas vidas, o ano todo”, declarou a ONG em nota à imprensa.
A IWNCC também informou ao DFO-MPO que o Aquário não devolverá os animais à natureza após eles terem sido explorados como atração turística.
Supostamente, os filhotes de foca não serão devolvidos à vida selvagem devido a uma possibilidade de contaminação. Contudo, o IWNCC diz que há alternativas no leste do Canadá para libertar animais cativos e é preciso boa vontade para encontrar soluções.
De acordo com recente investigação feita no parque aquático Marineland em Ontário, onde se descobriu que os animais sofriam muitos maus-tratos, abuso e negligência, ficou claro que a indústria de entretenimento que explora animais no Canadá precisa sofrer alterações.
O tempo está correndo para Zak e Mika. Você pode ajudar a salvar as suas vidas assinando a petição.
fonte: anda

Cachorra cega pinta quadros para ajudar animais necessitados


Por Patricia Tai (da Redação)
Hallie empenhada no trabalho que gosta de fazer, fazendo sua próxima obra-prima. Foto: Komo-TV

Uma pintora de Seattle ficou emocionada quando a cachorra sob sua tutela, que é cega, superou o seu problema e encontrou uma oportunidade de criar arte para ajudar animais necessitados. As informações são da Global Animal.
DeeDee Murray, que fez a sua carreira como pintora retratando cavalos, cães e vida selvagem, entristeceu-se quando soube que a cachorra Hallie, da raça Dachshund, tinha ficado cega subitamente devido à síndrome degenerativa chamada SARDS ( Acquired Retinal Degeneration Syndrome ), uma doença autoimune que ataca a retina.
“Foi realmente rápido – da noite para o dia”, ela disse à agência KOMO, filiada da ABC New. “Provavelmente aconteceu entre dois a três dias. Ela estava enxergando bem e de repente começou a dar trombadas nas paredes”.
Murray tinha ensinado Hallie a pintar antes dela perder a visão. Ela disse que poucos dias depois que ela começou a ensiná-la, Hallie já pegou o pincel sozinha.
“Ela não queria parar. Se eu tirasse o pincel dela e dissesse que já estava bom e que era hora de parar, ela rapidamente pegava o pincel de novo e recomeçava a pintar”, Murray escreveu em seu site.
Murray diz ter ficado perturbada quando percebeu a falta de visão de Hallie, e fez grandes esforços para ajudá-la. Ela escreveu em seu site Hallieart.com que ela foi até o Dr. Sansini Grodanic, um conhecido especialista da Universidade de Iowa que já auxiliou a muitos cães na recuperação da visão, esperando que ele pudesse ajudar Hallie.
Infelizmente, as retinas de Hallie haviam se deslocado em muitos locais, e o veterinário não pode fazer nada.
Quando as duas voltaram para casa, Hallie ficou triste por muitas semanas. Mas seu ânimo voltou, escreveu Murray, apesar da cegueira. Ela diz que a cachorra passou a utilizar mais o olfato, e recomeçou a pintar.
“É incrível”, diz Murray. “Ela não pode ver o papel, mas é como se ela o percebesse ali, ela se posiciona do modo correto”.
Elas estão usando a arte de Hallie – cada peça é assinada com um carimbo que imita a sua pata – para ajudar outros animais. Criações da cachorra são publicadas por Murray em um site, e todo o dinheiro obtido com as vendas é destinado à ONG Purple Heart Rescue, que resgata animais abandonados.
Hallie também estará participando de um evento de artes chamado Puyallup Fair, no oeste de Washington.
“Ela me mostrou que é possível superar obstáculos e aproveitar a vida”, diz a tutora. “Ela está aqui para me ensinar muitas coisas. Tem sido uma cachorra feliz. É um exemplo”.
O caso de Hallie é mais uma demonstração de que as deficiências físicas dos animais não os impedem de viver uma vida feliz, se apoiados e amados por seus tutores.
fonte: anda

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cão é resgatado com colar de aço apertado na China

Foto: Reprodução/Mail Online
Um cão foi resgatado com um colar de aço preso em seu pescoço na China, relata o “Mail Online”. Ele foi encontrado vagando nas ruas de Taiyuan, norte do país.
A polícia acredita que o objeto de 900 gramas estava com o animal desde filhote e que, como o animal ainda crescia, ele recebia mais pressão a cada dia.
Os bombeiros cortaram a peça e o cão foi enviado a um centro de proteção animal. A polícia procura os responsáveis pelo cachorro, mas crueldade com animais não é considerado ilegal na China, segundo a publicação.
 fonte: anda

Cão cego que nada e recolhe objetos na água ganha prêmio

     Foto: BBC Brasil/Divulgação

Cão cego que nada e recolhe objetos na água ganha prêmio de natação, desbancando centenas de outros cachorros que enxergam. Jack, o labrador, que já está sendo chamado de 'Michael Phelps de 4 patas', recebeu R$ 650 de prêmio, que será usado para tratar sua saúde. Veja mais em http://migre.me/aHCh6

fonte: estadao.com.br

Japão massacra os golfinhos - Meus Deus, que horror!!

Sinto o Criador chorando através dos meus olhos, é por iso que sinto imensas dores. Não sou eu quem choro - eu não existo. Somente existe a vida pululando no imenso silêncio  vivo do Amor
Dos golfinhos o sentimento é de compaixão, agora desses homens...O que serão desses homens? Pena uma enome pena é o que inspira pelo destino que terão, estão selando suas vidas no livro da vida.

foto/Facebook
 

Salvemos o touro Jubilo



VAMOS FAZER um MUTIRÃO de ASSINATURAS contra o TERROR de novembro? ASSINE & COMPARTILHE!
Divulgando outra vez a LISTA de PETIÇÕES contra o TORO JUBILO __ ou TOURO de FOGO __ agora encabeçada por uma NOVA PETIÇÃO, a 4a, da PETA.
-*1 - http://action.peta.org.uk/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=5&ea.campaign.id=4590&c=pukfpaa#.UBbVh-2rjX0.facebook

-*2> http://www.change.org/petitions/liv...Ver mais
— com Rafael Narciso, Suzy Bernard, Katia Chedid e outros 44.
 foto/Facebook - CADEIA PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS
Fonte: CADEIA PARA QUEM MALTRATA OS ANIMAIS  


Comentáio

Otra vez Espanha. Que mania de tradição que eles têm de maltratar, abusar dos touros! Esquizofrenia, psicopatia coletiva? Alber

Em São Luís, crescimento da cidade ameaça animais silvestres

A coexistência pacífica entre homens e animais é um assunto sempre muito debatido nos centros urbanos do país. Algumas vezes ela não é simples, outras, porém, acontece de forma natural, com o ser humano agindo para a preservação das demais espécies. Foi o que aconteceu no flagrante registrado pela jornalista Dalva Rêgo.
No bairro Renascença II, uma iguana, no Maranhão popularmente e muitas vezes confundida com camaleões, deixou o local onde aparentemente habitava e tentou atravessar a rua, quando foi surpreendida por veículos que trafegavam no local.
Iguana por pouco não foi atropelada por veículos (Foto: Dalva Rego)Iguana por pouco não foi atropelada por veículos no bairro Renascença II (Foto: Dalva Rego)
Uma dos motoristas parou seu veículo e tratou de tirar o animal do local, evitando que fosse atropelado (veja a sequência de fotos).
Um dos motoristas desceu de seu carro e afastou o animal (Foto: Dalva Rego)Um dos motoristas desceu de seu carro e afastou o animal (Foto: Dalva Rego)
Para o biólogo Antônio Augusto Rodrigues, algumas espécies, como aves, se adaptam perfeitamente ao meio urbano. Outras, porém, precisam de espaços específicos para isso. “O ciclo normal da maioria dos animais eles ficam em um habitat onde podem encontrar alimentos, se reproduzir e buscar proteção. Quando não encontram isso, eles buscam novos locais e pode ser esse o caso que aconteceu no Renascença. O importante é que haja nichos, mesmo nas grandes cidades, para que as espécies possam ter seu ciclo de vida normal”, explicou.
Animal retornou ao local onde aparentemente habita (Foto: Dalva Rego)Animal retornou ao local onde aparentemente habita (Foto: Dalva Rego)
  fonte: g1.globo.com

Cascade Resort lança pacote para hóspedes com animais de estimação

Hotelaria +


O Cascade Resort, em Lagos, passou a ser um hotel amigo dos animais e, além de permitir que os hóspedes se façam acompanhar pelo seu animal de estimação, lançou também um pacote especial para quem desejar ficar alojado num apartamento Premium na companhia do seu melhor amigo.
O pacote tem um preço de 130 euros por apartamento/noite e contempla um animal de estimação até 45 kg, incluindo tratamento VIP à chegada, cocktail de boas-vindas e 10% de desconto no restaurante Senses e Purpur Bar, bem como nos tratamentos de assinatura do Tainai Spa.
Esta promoção especial é válida para reservas até 5 de Outubro, cujas estadias decorram até 15 de Dezembro, e, além das ofertas já mencionadas inclui também pequeno-almoço, um mimo de boas-vindas para o animal de estimação, early check-in e late check-out, estacionamento gratuito, internet grátis no apartamento e acesso à piscina de areia, Spa e ginásio.
Esta promoção é válida apenas para hóspedes que se faça acompanhar pelo seu animal de estimação, que deverá ser registado como parte integrante da reserva. Mais informações em wwwcascade-resort.com.
I.M.
fonte: turisver.com

Animais são encontrados presos e em situação precária em Bagé, RS

Proprietário da casa é acusado de maus tratos a 15 cães e 5 gatos.
Homem será encaminhado para consulta com psicóloga do município.

A Polícia Civil fechou na tarde desta quinta-feira (13) uma casa onde o proprietário mantinha, em situação bastante precária, 15 cães e 5 gatos no município de Bagé, na Região da Campanha, no Rio Grande do Sul. Vizinhos suspeitaram dos maus tratos e fizeram a denúncia. O Núcleo de Proteção aos Animais de Bagé foi até o local e fez a constatação.
"Eles estavam todos desnutridos, sarnosos e a maioria das cadelas estavam prenhas", disse Cleonice Rezende, presidente do Núcleo.
O proprietário pegava os animais na rua e levava até a casa onde morava. A peça onde ficavam os animais não permitia a entrada de claridade. O mau cheiro é quase insuportável.
"A princípio ele será denunciado pelos crimes de maus tratos a animais", disse a delegada da Polícia Civil, Juliana Ribeiro.
Os cães e os gatos foram levados para a sede do Núcleo de Proteção aos Animais de Bagé. Lá eles serão medicados, castrados e colocados para adoção. O dono da residência onde os animais foram achados foi ouvido pela Polícia Civil e liberado. Na sexta-feira (13) será encaminhado para uma consulta com um psicólogo do município.
fonte: g1.globo.com

 

Cinco animais do Brasil estão entre os mais ameaçados do mundo

Cinco espécies brasileiras de animais estão entre as cem mais ameaçadas de extinção no planeta, de acordo com uma lista publicada nesta terça-feira (11) pela Sociedade Zoológica de Londres.
As espécies brasileiras citadas no livro "Valiosos ou Sem Valor" (numa tradução livre), lançado no Congresso Mundial da Natureza, na Coreia do Sul, incluem o macaco muriqui-do-norte (Brachyteles Hypoxanthus), o pássaro soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), duas borboletas (Actinote zikani e Parides burchellanu) e uma espécie de preá (Cavia intermedi).
É a primeira vez que mais de 8 mil cientistas reúnem-se para avaliar os animais, plantas e fungos mais ameaçados ao redor do globo. A lista contém espécies encontradas em 48 países diferentes. "Todas as espécies listadas são únicas e insubstituíveis. Se elas desaparecerem, não haverá dinheiro que as traga de volta", disse Ellen Butcher, da Sociedade Zoológica de Londres, co-autora do relatório (confira o documento completo, em inglês).
"No entanto, se tomarmos ações imediatas, podemos dar a elas chances de lutar pela sobrevivência. Mas isso requer que a sociedade apoie a posição moral e ética de que todas as espécies têm direito de existir."
Um dos destaques da lista é o muriqui-do-norte, maior macaco das Américas, só encontrado na Mata Atlântica, no Sudeste do país. A população é calculada em menos de mil macacos, principalmente em algumas dezenas de reservas privadas e do governo.
"O desmatamento em larga escala e um passado de corte seletivo de madeira reduziu o ecossistema único do muriqui-do-norte para uma fração de sua extensão original, e as pressões de caça também afetaram as populações locais", disse o relatório.
A publicação cita também o soldadinho-do-araripe, ave de cerca de 14 centímetros que vive apenas na Chapada do Araripe, no Ceará. A população é calculada em 779 indivíduos. O relatório afirma que a principal ameaça é a "destruição do hábitat devido à expansão da agricultura, unidades de recreação e parques aquáticos."
O preá Cavia intermedia, que existe apenas nas Ilhas Moleques do Sul, em Santa Catarina, tem população de apenas 40 a 60 indivíduos, segundo a instituição baseada em Londres, que sugere que haja mais fiscalização ao parque estadual onde estão as ilhas, além de regulamentação do acesso à área.
A lista de 100 espécies mais ameaçadas inclui ainda a borboleta Actinote zikani, que vive na Serra do Mar, perto de São Paulo, e a Parides burchellanus, com uma população de menos de 100 indivíduos no Cerrado brasileiro.
*Com informações da Reuters
fonte: primeiraedicao