terça-feira, 19 de março de 2013

Reabilitação de animais selvagens vítimas do tráfico é tema de documentário

Brasil

Uma das principais ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, município do Estado da Bahia, será repercutida em âmbito nacional ainda neste ano de 2013. Trata-se do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que estará presente no documentário “E agora?”, uma realização da produtora IDAV, em parceria com a ONG S.O.S Fauna. O tema do longa metragem é a reabilitação de animais selvagens vitimados pelo tráfico.
O filme, dirigido por Humberto Bassanelli, aborda o que acontece aos animais silvestres no momento posterior ao ato de apreensão. “Aí é que começa um outra dificuldade: o que fazer com esses animais?”, explica o presidente da S.O.S. Fauna, Marcelo Pavlenco. A principal finalidade do Cetas é receber animais apreendidos e garantir que eles sejam devolvidos a seus ambientes naturais ou a outros locais em que não sejam vítimas de maus-tratos.
Produção – As filmagens e as entrevistas começaram no início de 2013. A equipe já rodou por Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pernambuco antes de desembarcar em Vitória da Conquista. Após visitar a sede da Semma, onde se encontrou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, o grupo seguiu para o Cetas, a fim de registrar o trabalho da equipe. Além de entrevistar os coordenadores, eles puderam registrar a chegada de dois novos animais silvestres – um ouriço e um saruê – apreendidos pelo Corpo de Bombeiros.
Desde que foi fundado, em 2000, o Cetas recebeu mais de 34 mil animais silvestres. Aproximadamente 87% deles tiveram melhor sorte após passar pelas mãos da equipe. Muitos foram reintroduzidos em áreas naturais. Quando isso não foi possível, a solução foi destiná-los a criadouros conservacionistas, zoológicos ou parques zoobotânicos. “Basicamente, isso é um retrato do desempenho da equipe”, afirma o coordenador do Cetas, o médico veterinário Aderbal Azevedo.
Educação – A agenda da equipe em Vitória da Conquista inclui ainda, nesta quinta-feira (14/03), um encontro com representantes da Polícia Rodoviária Federal. A próxima escala e última antes de a equipe iniciar o processo de montagem do documentário, será em Brasília-DF. Segundo o diretor Humberto Bassanelli, “E agora?” será lançado nacionalmente no segundo semestre de 2013 e terá, sobretudo, uma finalidade educacional. Além de exibi-lo em festivais, também há, entre os realizadores, a intenção de distribuí-lo gratuitamente em escolas. “A principal função de um filme como esse, numa causa como essa, é ter a chance de tocar o emocional das pessoas”, explica Bassanelli.
Além de Marcelo Pavlenco e do diretor Humberto Bassanelli, a equipe inclui o produtor-executivo Fábio Cavalheiro e o técnico de áudio Bruno Lehmann.
fonte: .anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão