terça-feira, 19 de março de 2013

Vereadora e ativistas libertam jegue que carregava sobrepeso em carroça

Lauro de Freitas/Salvador/Brasil

O animal foi apelidado de Bentinho. (Foto: Elen Guimarães)
A luta contra os maus tratos a animais ganha cada vez mais força na região metropolitana de Salvador. Neste sábado (16), mais um caso chamou a atenção dos moradores de Villas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas. Um carroceiro obrigava um jegue, aparentemente filhote, a carregar uma carga muito pesada, quando foi interceptado pela vereadora Ana Rita Tavares (PV) em frente à sede da casa de rações Prorural. Outras duas protetoras chegaram ao local para dar apoio à vereadora e o caso foi parar na delegacia.
Segundo Ana Rita, ao ver o animal em dificuldades para andar, devido ao sobrepeso da carroça, ela pediu ao carroceiro que retirasse a carga pesada das costas do animal, mas acabou sendo agredida verbalmente. “Naquele momento, vinha passando a ativista Paula Castanha, que parou para me ajudar e, logo depois, chegou Elen Guimarães, que viu meu pedido de ajuda nas redes sociais”, conta.
Com a chegada da Polícia Militar, o carroceiro foi conduzido até a delegacia – onde foi feito o registro da ocorrência – acompanhado da vereadora e da advogada e também ativista ambiental Oberta Minéa. O animal permaneceu no local sob os cuidados da protetora Elen Guimarães.
“Quando seguíamos para a delegacia, vimos um homem fazendo o mesmo trabalho de Gilberto, mas com uma carroça sem jegue, e foi essa a solução que oferecemos a ele. Não ignoramos a situação de um pai de família que precisa garantir o sustento de sua casa, mas isso não pode ser feito, de maneira alguma, apoiado no sofrimento de um animal ou de outra pessoa”, disse a vereadora.
Acordo
Ana Rita Tavares fez um acordo com o carroceiro e vai doar a ele uma carroça sem tração animal, mas com a garantia de que ele não utilize mais o jegue para carregar o material que recolhe nas ruas. Após o acordo, o animal foi devolvido ao carroceiro Gilberto, que concordou em retirar o sobrepeso da carroça.
“Esse caso será mais um exemplo para Salvador, Lauro de Freitas e qualquer outro município onde ainda se acha ‘normal’ utilizar animais para transportar cargas com pesos terríveis nas costas”, diz a vereadora. Segundo Ana Rita, isso faz parte de uma prática antiga e ultrapassada, “de uma época em que não se tinha alternativas ambientalmente sustentáveis de transporte, como temos hoje”, observa a vereadora.
Ela diz que, independentemente de ser vereadora, vai continuar tomando esse tipo de atitude porque não deixa de lado o ativismo no movimento humanitário pró-animal. “Não posso me omitir em situações como essa, pois precisamos, de uma vez por todas, transformar a mentalidade das pessoas em busca de uma sociedade que respeite seus animais e defenda o direito deles à vida”, completa.
Delegacia especial
Para dar aos protetores de Salvador e também ao Estado melhores condições para combater os crimes de maus tratos contra os animais, a vereadora já protocolou na Câmara Municipal de Salvador os projetos para criação da Secretaria Especial de Defesa dos Animais e da Delegacia Especial de Defesa dos Animais.
As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e, mais recentemente, Recife já têm instaladas suas Secretarias Especiais de Defesa dos Animais. Outras cidades, a exemplo de Belo Horizonte, também têm projetos para a criação de uma secretaria especial. Além do projeto de Ana Rita para o estado da Bahia, a criação de uma delegacia especial também está em pauta nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão