sábado, 20 de abril de 2013

Ativistas lutam para proibir eventos de tiro a pombos na Pensilvânia




Por Patricia Tai (da Redação)
Caçadores mostram pombos mortos em evento. (Foto: HSUS/ Daily Mail)
Caçadores mostram pombos mortos em evento. (Foto: HSUS/ Daily Mail)
Ativistas de direitos dos animais da Pensilvânia estão pressionando para acabar com a antiga tradição dos eventos de tiro a pombos.
Nesses eventos, os atiradores competem para explodir os pássaros que são lançados ao ar.
“Eles flutuam no ar e são alvejados à medida que saem das caixas”, disse a oponente de tiro ao pombo, Elissa Katz. “Os atiradores ficam bastante perto, com suas espingardas, e detonam os pássaros”, acrescentou.
Elissa disse à NPR que ela foi tomada por um sentimento de impotência em um desses eventos, enquanto observava os pássaros feridos caindo do céu.
Foi quando ela decidiu que precisava fazer alguma coisa. Ela tornou-se presidente da Humane PA, um comitê de ação política, e está defendendo os legisladores que buscam interromper a prática. Eventualmente, ela até mesmo ajuda no resgate a pássaros feridos.
Apesar de vários projetos de lei para impedir os eventos não terem conseguido passar no Legislativo da Pensilvânia, os opositores afirmam que agora têm mais apoio do que nunca.
Ativistas de direitos animais da Pensilvânia lutam para pôr fim aos eventos de tiros a pombos, onde caçadores competem para atirar nos pássaros. (Foto: Daily Mail)
Ativistas de direitos animais da Pensilvânia lutam para pôr fim aos eventos de tiros a pombos, onde caçadores competem para atirar nos pássaros. (Foto: Daily Mail)
Mas os pombo-atiradores afirmam que é apenas uma diversão inofensiva.
“É algo prazeroso”, disse o caçador Bob Tobash. “A mesma coisa que caçar um coelho ou faisão. Quando você entende que é um jogo, é uma sensação boa, é como conseguir cumprir um desafio”, acrescentou.
Tobash disse que participou de uma sessão que foi interrompida após manifestantes entrarem fazendo um protesto contra a crueldade aos animais.
Outros caçadores, como Frank Nassetta, acreditam que a prática não tem “nenhum valor” para os caçadores.
“Foi apenas uma das coisas mais tristes que eu já fiz”, disse Nassetta, que participou de um único evento. “Eu não senti absolutamente nada… Pareceu-me ser uma aventura obscena… Não havia nenhum desafio”, declarou.
Centenas de pombos são lançados ao ar e mortos em cada "competição". (Foto: HSUS/ Daily Mail)
Centenas de pombos são lançados ao ar e mortos em cada “competição”. (Foto: HSUS/ Daily Mail)
Os opositores também observam que apenas alguns estados americanos têm permitido tais eventos.
“A Pensilvânia é o único que abertamente e regularmente mantém essa prática. Eles foram proibidos desde antes da década de 1900 em estados como Nova York e Colorado “, disse Heidi Prescott, vice-presidente sênior de campanhas e divulgação para a Humane Society dos Estados Unidos.
“Catorze estados têm leis que tornam explicitamente ilegal. Oito estados têm algum parecer judicial de que os eventos de tiro a pombos são ilegais ou violam o estatuto anti-crueldade”, complementou Prescott.
Foto: HSUS/ Daily Mail
Foto: HSUS/ Daily Mail
Por outro lado, a polêmica com relação aos eventos também tem recebido atenção de Estados que lutam contra a nova legislação, como Washington.
Jack Walters, presidente da Liga dos Desportistas do Condado de Allegheny, teme que novas leis para impedir os tiros a pombos levem a um maior controle de armas da população, e que pode ser um passo para “a restrição dos direitos dos esportistas”.
fonte: anda
Comentário
A cada dia mai me assombra o caráter de alguns da raça humana, ou será que são de outro planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão