quinta-feira, 25 de abril de 2013

Câmara de Salvador aprova projeto para a criação de hospital público veterinário


BAHIA


Foto: Fernando Gomes
Vereadora teve três de seus principais projetos aprovados na Câmara. (Foto: Fernando Gomes)
O projeto para a criação de um hospital público veterinário em Salvador foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Câmara Municipal de Vereadores. A aprovação foi motivo de comemoração para a vereadora Ana Rita Tavares (PV), autora do projeto de indicação nº 03/13, e para todos os militantes da causa animal na capital baiana.
Outros dois projetos de indicação da vereadora do PV também foram aprovados, o de número 96/13, para a criação da Secretaria Especial de Atenção aos Animais (SEDA) e o de número 141/13, que indica ao governador do Estado a criação da Delegacia Especial de Atenção aos Animais.
“Hoje realmente é um dia de muita alegria e quero dedicar minha fala às ONGs de proteção animal e a todas as pessoas dedicadas a essa causa, especialmente às protetoras Carmine Linhares e Lycia Alves, precursoras há mais de 30 anos na defesa dos animais. Hoje, senti a emoção de ver o reconhecimento de mais de dez anos nessa luta com a aprovação desses três projetos importantíssimos”, disse Ana Rita na sessão plenária.
Ana Rita defende a criação do hospital público veterinário aproveitando a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro do Trobogy, o que reduz o custo de implantação da unidade. “Temos unidades públicas de saúde para nós, mas nenhuma assistência do Estado para esses seres indefesos, que precisam muito de ajuda. A SEDA já é um sucesso em Porto Alegre (RS) e, com relação à delegacia, temos com muita justiça unidades para mulheres, crianças e idosos, mas não para os animais”.
De acordo com a vereadora, muitas pessoas não conseguem formalizar as denúncias de violência contra os animais porque muitos policiais e delegados se negam a registrar as ocorrências e, por isso, seu gabinete tem feito o trabalho do poder público. “Já atendemos a quase 1,5 mil denúncias de violência em menos de quatro meses”, revela.
A vereadora agradeceu também aos colegas que encorparam a luta e foram favoráveis à aprovação, contribuindo ainda para a criação de uma Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. “O hospital público é uma luta de muitos anos, por isso agradeço a todos que votaram para que agora seja realidade em Salvador. Também confio no prefeito ACM Neto e na vice Célia Sacramento, pois esse pleito, ao lado da implantação de uma unidade móvel de castração nos bairros e de uma campanha de vacinação antiviral são compromissos firmados conosco e que temos certeza que se vão se tornar realidade”.
Ruth Nunes, fundadora e ex-presidente da União de Proteção Animal de Salvador (Upas), reafirma que a aprovação do projeto de criação do hospital público veterinário em Salvador é a concretização de um sonho. “Sabemos que é mais um importante passo e esperamos que seja colocado em prática o mais rápido possível pela Prefeitura, porque é uma luta de muitos anos e uma luta muito justa”.
A protetora interdependente, como ela se considera – pois os protetores de animais costumamtrabalhar em conjunto, jamais sozinhos – diz que o hospital, a secretaria especial e a delegacia vão ajudar a amenizar as dificuldades diárias de quem socorre, resgata e abriga animais vítimas de violência.
“É uma vitória ver essas iniciativas sendo aprovadas porque nossa luta é muito árdua, sem falar nos custos que temos ao levar para atendimento em clínicas particulares os animais violentados na rua, ao abrigá-los num lar temporário ou depois cuidar deles até dentro de nossa casa, sem falar em nosso emocional que fica totalmente abalado. Não tenho palavras para falar sobre esse momento e fico até emocionada”, diz Ruth.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão