domingo, 28 de abril de 2013

Cidade de Sochi abandona plano de exterminar 2 mil animais abandonados antes das Olimpíadas de Inverno


RÚssia



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Depois de muitas polêmicas e críticas, a prefeitura de Sochi, na Rússia, desistiu do plano de eliminar 2 mil cães e gatos abandonados até o fim do ano.O projeto havia sido divulgado no site oficial de licitações públicas da Rússia e a administração da cidade estava disposta a pagar mais de 1,7 milhão de rublos (cerca de R$ 108 mil) para o “trabalho de capturar e eliminar” os animais sem tutores da cidade olímpica russa. Segundo a agência de notícias russa RIA Novosti, a cidade cancelou a licitação por não ter recebido nenhuma proposta.
O assunto foi o centro de polêmica quando Sergei Krivonosov, um deputado do partido governista Rússia Unida de Sochi, confirmou em entrevista à mídia local que as autoridades municipais consideravam essencial que a medida fosse tomada, sendo a única maneira de garantir a segurança dos visitantes estrangeiros e melhorar a imagem da cidade.
O deputado disse ainda que, apesar de reconhecer que seria melhor investir em abrigos de animais, esta ação “colocaria uma pressão sobre o orçamento da cidade”. E explicou: “É óbvio que não podemos manter estes animais nas ruas. Temos responsabilidades com a comunidade internacional. Matar (os animais) é apenas uma forma mais rápida de resolver esta questão”. A reação negativa foi imediata.
Ativistas de direitos dos animais se reuniram para discutir o tema e buscar alternativas para o problema. Olga Noskovets, que organizou uma manifestação no sábado passado (13), disse que matar animais, além de cruel, é ineficaz porque a população rapidamente volta aos níveis anteriores. “Durante um tempo, serão menos animais, visivelmente. Mas além de não resolver o problema, teremos um aumento do número de ratos”, declarou Noskovets.
Em nota oficial divulgada na última quinta-feira (18), a administração informou que os interessados no projeto devem ter instalações adequadas para manter, tratar e esterilizar os animais. A cidade de Sochi se comprometeu também em encontrar abrigos para os animais o mais breve possível.
Fonte: Os Brics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão