quinta-feira, 25 de abril de 2013

Clínica veterinária móvel faz castração gratuita em cães em Mendoza


ARGENTINA


Por Danielle Bohnen (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Devido ao número elevado de animais abandonados na cidade de Mendoza, na Argentina, será colocada nas ruas uma clínica veterinária móvel no próximo dia 29, quando é celebrado o Dia dos Animais, segundo o jornal Los Andes.
O Diretor de Higiene Urbana, Juan Pablo Gallego disse que o primeiro local onde a unidade móvel estará será no Parque Central, a partir das 13 horas e fica no local até às 19h.
A unidade móvel é uma van que foi adaptada pela Direção de Higiene Urbana, onde foram instalados os equipamentos necessários com rampa para entrada e janelas para ventilação.
A veterinária responsável pelos serviços na unidade será Georgina Hidalgo. Os demais locais onde a unidade será instalada semanalmente ainda não foram divulgados. A cada bairro onde a unidade estará, a população será avisada com antecedência para que possam levar seus animais.
Além da unidade móvel, o município conta com três postos fixos: na Secretaria de Serviços Públicos, no Bairro San Martin e no bairro La Favorita. Os postos são rotativis e estão a cargo do veterinário-chefe Leandro Rodriguez.
“O objetivo é manter o controle populacional de cães e gatos e assim, através da castração, podermos diminuir o número de animais abandonados”, disse Gallego.
Mesmo assim, o município não tem dados exatos de quantos animais abandonados estão nas ruas.
Soledad Moretti, da ONG Red Animalista Mendoza, diz que, estimando, a cada quatro habitantes da cidade há um cão e o número de gatos é em torno de um terço do número de cães, portanto a população de animais abandonado gira em torno de 38.000. Mesmo assim, sustentou que esse número, para ser exato, seria necessária a implementacão de programas massivos e sistemáticos de esterilização.
A respeito da unidade móvel, Moretti diz que a ONG apoia, “mas queremos também, de maneira urgente, o fechamento da ‘perrera’ [canil municipal], pelo qual estamos lutando desde 2008, pelo tratamento horrível que os animais recebem nesses depósitos de animais”.
Os municípios que contam com programas de esterilização são Luján, Godoy Cruz, Las heras, Maipú e San Martín.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão