quarta-feira, 17 de abril de 2013

Colorado quer barrar ataques policiais contra cachorros


EUA


Por Natalia Cesana (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em resposta a uma série de infelizes incidentes envolvendo tiros disparados pela polícia contra cachorros, os legisladores do Estado do Colorado, nos EUA, apresentaram um projeto de lei que obrigará os policiais a receberem um treinamento sobre comportamento canino. A proposta pretende, deste modo, acabar com o uso da força letal quando eles têm de lidar com esses animais. As informações são do Care2.
Enquanto o tutor Gary Branson estava viajado, Chloe, vira-lata de 3 anos, passava uns dias com alguns parentes e acabou escapando pela porta aberta da garagem. Depois de algum tempo, ela foi encurralada e tentou escapar novamente. Com um laçador ela foi presa, mas neste ponto o policial disparou cinco vezes contra a cachorra com uma arma de eletrochoque.
A polícia defende que a cadela era agressiva, mas um vizinho filmou toda a ação e não é o que parece. O que é possível perceber é que a cachorra está desconfiada por ter sido encurralada por pessoas estranhas e só está tentando fugir da situação. De acordo com o jornal Denver Post, o oficial Robert Price está sendo acusado de crime de crueldade contra animais.
O tutor ficou apenas com as lembranças e uma cópia em cerâmica da pata de Chloe. Ele afirmou que não consegue assistir ao vídeo, mas espera que a Justiça dê à vida da cadela um sentido maior e ajude outros animais no futuro.
Infelizmente, o que aconteceu com Chloe foi apenas um de muitos acidentes ocorridos no Colorado.
De acordo com o projeto de lei, batizado de Dog Protection Act, existem mais de 30 casos como esse envolvendo tiros e a polícia no Estado. Um relatório feito pelo escritório de serviços policiais, um braço do Departamento de Justiça dos EUA, revela que nos departamentos de polícia a maioria dos disparos intencionais de armas de fogo é cometida contra animais, tendo como vítimas mais frequentes os cachorros.
Agora, os legisladores querem que os policiais passem por treinamento desenhado por um especialista em comportamento animal ou por um veterinário. Assim, os oficiais poderão identificar as reações dos cães e aprender a utilizar alternativas à força letal. A proposta quer ainda permitir que tutores, ou quem estiver responsável pelo animal, possam intervir para tentar salvar o cão.
De acordo com os parlamentares do Colorado, “muitos destes cães são animais amados, companheiros, dóceis e bem treinados, sem histórico de comportamento ameaçador. Em muitos dos casos, os cachorros foram mortos mesmo sem demonstrar sinais de agressão”.
Tragédias envolvendo armas causam profunda dor nos tutores, trazem traumas para as famílias, para os vizinhos que testemunharam a cena e sofrimento físico ao animal, além de minar a confiança da sociedade na aplicação das leis.
O Senado, sem surpresa, votou unanimemente na semana passada pela aprovação do projeto, que agora será avaliado na Câmara. Caso se torne lei, será o primeiro nos Estados Unidos a exigir que policiais completem sua formação com treino sobre comportamento canino.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão