quinta-feira, 18 de abril de 2013

Desmatamento de floresta no Bornéu isola e afeta orangotangos


AMEAÇA DO ÓLEO DE PALMA


Por Natalia Cesana (da Redação)

Petrificada e faminta, uma fêmea de orangotango desesperada se agarra à última árvore que sobrou de uma floresta no Bornéu completamente destruída para ser transformada em uma plantação de óleo de palma. Em poucos minutos, porém, o animal é atingido por um anestésico disparado por uma arma, cai em uma rede e é levado por equipes de resgate. A informação foi publicada no jornal inglês Daily Mail.

Ela foi um dos vários orangotangos salvos da morte devido ao desmatamento que ameaça a existência destes animais. Dentre todos os primatas resgatados estava essa fêmea grávida e uma mãe com seu bebê, que não se deixavam pegar.
As equipes de resgate da instituição inglesa International Animal Rescue (IAR) e o Departamento Florestal de Ketapang, em West Kalimantan, província da Indonésia, se deslocaram para salvar os animais.
Assustados, os primatas procuravam desesperadamente por comida. Eles estavam até comendo a casca de árvores, onde tentavam se esconder dentro.
A fêmea grávida e a outra, que amamentava, poderiam ter seus filhotes arrancados para serem vendidos como animais de estimação ou mortos.
No final, a mãe e o filhote foram encontrados, mas muito desnutridos. O bebê estava tão assustado que se agarrou às costas da mãe.
Todos estão agora se recuperando e, alguns, já liberados em uma nova área florestal. A IAR está pedindo que os desmatamentos parem, pois acredita que outros orangotangos ainda estão isolados.
“Ficamos consternados com a situação destes animais”, falou Karmele Llano Sanchez, da IAR Indonésia. “Todos passaram por longos períodos de fome antes de serem resgatados e a área em que eles estavam era pequena demais para prover-lhes comida suficiente, já que a empresa limpou a maior parte da floresta.”
E Sanchez continua: “Uma das fêmeas perdeu seu bebê, que provavelmente foi morto antes da chegada das equipes de resgate. Mais orangotangos podem morrer se esta companhia não tomar medidas imediatas. É triste ver o estado destes animais, eles estão fracos devido à fome e impressionantemente desesperados procurando por comida. A única coisa positiva nessa situação é que a empresa de óleo de palma, em vez de atirar e matar os animais, nos chamou para que removêssemos e os levássemos a um lugar seguro.”
O óleo de palma é um ingrediente encontrado em metade dos alimentos processados e vem sendo cada vez mais usado como biocombustível em centros de armazenamento e estações de energia.
A expansão das plantações em área de conservação ocupada por importantes florestas é sabidamente uma das principais ameaças para espécies animais ameaçadas, incluindo orangotangos, elefantes e tigres.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão