segunda-feira, 29 de abril de 2013

Guarda Municipal recebe treinamento para lidar com animais domésticos


CURITIBA (PR)


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Agentes da Guarda Municipal de Curitiba e da região metropolitana participaram nesta semana de um curso de capacitação da Guarda Municipal de Proteção Animal para manejo e cuidados de animais domésticos. Durante toda a semana, 16 agentes de Curitiba e três guardas de municípios da Região Metropolitana participaram de aulas práticas e teóricas.
“Revimos as maneiras mais fáceis e corretas de nos aproximar dos animais garantindo a integridade deles e a nossa, o que é fundamental em nosso dia a dia”, explica o guarda municipal Leandro Cotinho, integrante do curso e um dos idealizadores da Guarda Municipal de Proteção Animal. “O aprendizado foi grande em relação ao manejo adequado de animais domésticos”, diz.
Desde a sua criação, em fevereiro deste ano, a corporação atendeu 175 ocorrências em Curitiba, sendo a maioria em relação a maus-tratos de animais. Casos de comércio e criação de animais também foram atendidos pela Guarda Municipal de Proteção Animal.
O fortalecimento da Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, e a criação da Guarda Municipal de Proteção Animal são apontados como alguns dos fatores responsáveis pelo aumento registrado no número de denúncias sobre maus-tratos de animais, recebidas pelo fone 156.
“Tínhamos em média de dez a 15 denúncias por dia e agora chegamos a 25 denúncias diárias”, informa o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo. Ele comenta a importância da participação da população.
A Rede de Defesa e Proteção Animal, subordinada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), é um programa que envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão