domingo, 28 de abril de 2013

Harvard vai fechar centro de pesquisa com primatas até 2015



Por Amary Nicolau (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foi anunciado que o centro de pesquisa com primatas da Universidade de Harvard, onde quatro macacos morreram por falta de cuidados, será fechado até 2015.  Sem verbas suficientes para financiar as pesquisas, a universidade está pensando em estratégias a longo prazo. As informações são do site Boston.com.
O anúncio surpreendeu vários pesquisadores porque faz apenas 1 ano e meio que a Harvard começou a investir tempo e recursos significativos no Centro de Pesquisa de Primatas para suprir a falta de cuidado com os animais.
O Departamento de Agricultura dos EUA investigou o centro de pesquisa e notificou a universidade por violações das regras de bem-estar animal, o que causou um mal estar dentro da universidade. Mas os líderes da escola médica disseram que a decisão de fechar o centro de primatas não estava relacionado com os problemas anteriores.
“É muito perturbador, decepcionante, desanimador, chocante”, disse Nancy Haigwood, diretora do Centro de Pesquisa National Primate de Oregon, que foi informada da decisão pelo diretor do centro de Harvard. “Eu acho que esta decisão irá afetar vários pesquisadores. Estamos falando de vários pesquisadores talentosos que estão no auge de suas carreiras. ”
Haigwood disse que essa decisão irá diminuir o ritmo das pesquisas sobre doenças que afetam a saúde humana e pode levar cientistas a abandonar a área de Boston para proseguirem  com seus projetos. O centro de primatas é conhecido por pesquisa de doenças infecciosas, tais como a AIDS, e doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson.
Os líderes da Escola de Medicina de Harvard, disseram que eles estão trabalhando em um plano de transição para ajudar os 20 professores, 32 pesquisadores de pós-doutorado e pós-graduandos, e 150 funcionários para que eles encontrem novas posições, enquanto ainda cuidam dos animais e pesquisas. Eles também já estão trabalhando em planos para realocar 2 mil macacos, talvez para alguns dos outros sete centros nacionais de pesquisa em primatas. Os líderes também disseram que nenhum dos animais serão submetidos à eutanásia.
“A decisão que tomamos foi uma decisão estratégica, a longo prazo, e não com base nos problemas que tivemos ao longo dos últimos anos”, disse o Dr. Jeffrey Flier. Caso contrário, “a escola teria que fazer consideráveis investimentos, esta foi a decisão certa”.
Este ano, o centro de primatas recebeu  27 milhões de dólares em financiamento federal, mas as universidades estão esperando um  financiamento  muito menor. A Harvard Medical School estima que nos próximos cinco anos, o centro de primatas exigiria um investimento de  25 milhões de dólares.
O Dr. William Chin, diretor executivo de pesquisa ,  disse que a escola médica permanece comprometida com a pesquisa biomédica com os primatas.
Ainda é incerto quantos empregos serão encontrados para os funcionários e onde os animais vão acabar, uma vez que muitos centros de pesquisa de primatas e universidades estão lidando com as mesmas pressões econômicas que levaram Harvard a tomar essa decisão.
James Anderson, vice-diretor do Instituto Nacional de Saúde, que fornece a maior parte do financiamento para o centro de primatas, disse que a Harvard notificou a agência de seus planos de fechar o centro de pesquisa há uma semana.
“Esta foi uma decisão de Harvard”, disse James. “Nós não esperávamos esta decisão”.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão