quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura de Taubaté abre canal para os defensores da causa animal



Uma reunião na Prefeitura de Taubaté no último dia 8, com o prefeito, vereadores, funcionários da Zoonoses e diversas ONGs de Proteção Animal discutiu medidas de curto, médio e longo prazo capazes de minimizar as graves necessidades da população canina e felina abandonadas. Entre os assuntos discutidos, estavam as medidas emergenciais para melhorar o atendimento do Centro de Zoonoses, como por exemplo, reforma dos canis dos pit bulls e do gatil, além da colocação de linhas telefônicas/internet e implantação de um Plantão 24 horas. Está sendo estudada também, a implantação de um ônibus adaptado para servir como o Castramóvel, uma fiscalização mais efetiva das carroças e parceria com a Polícia Militar para readequar essas pessoas e suas famílias em outras opções de renda e, como isso, alterar através da Lei vigente, para que as carroças sejam utilizadas apenas na Zona rural; parceria com clínicas veterinárias e laboratórios; criação de uma nova área de adoção no Horto Florestal para ampliação de feiras de adoção de animais.
A criação de uma Gerência de Área no Centro de Zoonose e a criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal com a participação de diversas entidades, tais como, a OAB, Conselho Regional Medicina Veterinária Polícia Ambiental, Protetores e ONGs também esteve em pauta.
Segundo o prefeito Ortiz Júnior, as questões são pertinentes e estão sendo estudadas conforme a viabilidade financeira. “Algumas mudanças poderão ser colocadas em prática num prazo relativamente curto, como informatização, melhorias telefônicas e até mesmo de pessoal, visando com isso atender de maneira eficaz o cidadão. Estamos verificando várias soluções para controle de animais abandonados pela cidade, como a microchipagem, RGA, placas de identificação, enfim, tudo que sirva como controle de informações. Outras, como a reforma do próprio CZZ, vai depender do projeto e do levantamento de custos. Pretendemos promover uma reestruturação completa que trará benefícios não somente para os animais, mas também para os funcionários de lá. Pedimos um pouco de paciência, já que nesses 64 dias de Governo, ainda estamos fazendo um raios-X da situação municipal,” completou.
Para a jornalista e ambientalista Angélica Monteiro, presidente interina da APATA – Associação Protetora Animais Taubaté, o encontro foi positivo e demonstrou uma forte parceria, que pode render frutos para todos aqueles que desejam um tratamento mais respeitoso para os animais.
“Discursos sobre a causa animal são comuns, mas palavras sem a ação correspondente, o vento leva… Só para se ter um ideia, temos várias leis que passaram pela Câmara de Taubaté sobre o assunto e, depois foram engavetadas, não houve nem mesmo uma prosaica fiscalização. Agora temos a boa vontade do Chefe do Executivo em ouvir nossas reivindicações.  Isso é muito bom. Pedimos ao prefeito que ressuscite uma lei municipal da época de seu pai, que proíbe a comercialização de animais no Mercado/ Breganha”, declara.
Angélica também defende que o CCZ trabalhe efetivamente no controle populacional de animais abandonados da cidade. “Precisamos que o CZZ volte a fazer mutirões de castração e tenha uma espécie de Posto Veterinário gratuito para atender as necessidades dos municípios mais carentes, em caso de emergências, por exemplo. Precisamos de vontade política para fazer valer os direitos dos animais, que não sabem reclamar por direitos, nem por respeito mínimo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão