quinta-feira, 25 de abril de 2013

Seca revela ossos de animais extintos há milhares de anos no Sergipe





(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A estiagem que já dura dois anos no Sergipe já levou tudo, lavouras, pastagens e riachos desapareceram. Sem água e alimento, animais enfraquecem e morrem a cada dia.
A seca que se mostra cada vez mais dramática, revela um cenário que tem atraído estudiosos dapaleontologia.
Moradores que aproveitam para limpar o fundo dos tanques, acabam encontrando verdadeiras preciosidades para a ciência: fósseis de animais mamíferos gigantes, que viveram há mais de 10 mil anos.
No riacho que secou na propriedade de Joildo da Silva, foram encontrados alguns fósseis. O agricultor conta que se assustou quando viu os fragmentos.
No município de Poço Redondo, sertão de Sergipe, foram encontrados dezenas de fragmentos de fósseis. Em um primeiro momento parecem pedras e por desconhecimento, muitos moradores acabaram quebrando o material.
“Infelizmente a gente não encontra os fósseis como aparece nos filmes, em esqueleto inteiro. A gente encontra só os fragmentos e a partir disso, a gente faz a identificação”, explica o paleontólogo Mário Dantas ao  G1.
Animais morrem vítimas da seca
A seca que castiga a região Nordeste há 13 meses já mudou completamente o cenário da região semiárida de Sergipe. Hoje a paisagem é composta por animais típicos da região, como o calango, que também está morrendo de sede, sertanejos que precisam queimar a própria vegetação da catinga para alimentar os animais e cascas de árvores que tem servido como fonte de alimentação. Mais de 100 mil pessoas sofrem com os efeitos da seca.
A Defesa Civil de Sergipe já confirma que esta é considerada a pior seca dos últimos 30 anos da região sendo considerado um ano atípico de todos os outros desde que a instituição surgiu em 1972. São 18 municípios em situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional.
Os municípios afetados pela seca são Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabí, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão