terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria do Meio Ambiente descarta matança de pombos em Londrina (PR)




Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O abate, tido inicialmente como uma estrategia da administração para o controle da superpopulação de pombos em Londrina (PR), agora foi descartada pelo secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito. Na manhã desta segunda-feira (22), ele afirmou que pretende trabalhar com a estratégia de repelência das aves da área central e um plano de manejo a longo prazo.
A prefeitura vai trabalhar também a higienização das áreas públicas mais afetadas pelas fezes dos pombos. Dentro de 15 dias, a comissão que foi montada para avaliar o assunto irá apresentar os resultados dos trabalhos e detalhará as estratégias.
Brito informou que o abate, além de cruel, geraria uma operação gigante e cara aos cofres públicos. Ela ainda seria barrada pela falta de um levantamento do número de aves. Nas reunião da comissão chegou-se a levantar a estatística de 400 mil animais.
Fezes de pombos afetam especialmente área central
O secretário acredita que inicialmente deve ser aplicada uma técnica de repelência para melhorar o aspecto de áreas públicas, como o Bosque Central. “A gente imagina que se nós melhorarmos as áreas infestadas pelas fezes, a gente já melhora a condição de uso e a própria percepção da população”, disse.
O município ainda prepara um chamamento público para contratar uma empresa que fará o plano de manejo do Bosque Central, espaço mais atingido pela superpopulação das aves. A prefeitura já fez uma cotação de preços com empresas interessadas e deve lançar a concorrência em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão