sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vereador realiza audiência para discutir criação de Hospital Público Veterinário



No último dia 25, aconteceu no Auditório Jaime da Câmara Municipal,a proposta para a criação de um Hospital Público Veterinário em Goiânia (GO), que servirá como um dos mecanismos para dar efetividade à Legislação Ambiental, além de outras medidas correlatas de proteção a saúde pública local
A proposta tem rendido diversas opiniões. Dentre elas, as de profissionais da área da saúde animal, ONG’s protetoras de animais, além da população em geral que se preocupa com o assunto. Pois a maioria dos animais que são abandonados nas ruas, ou entregues ao centro de zoonoses para a eutanásia, se dão ao fato de os tutores dos animais não conseguirem arcar com os custos do tratamento.
Com a implantação do Hospital Veterinário Municipal, espera-se que reduza consideravelmente o número de animais abandonados por doenças, é importante lembrar também que a implantação é uma questão de saúde pública, pois, atualmente, são reconhecidas mais de 100 zoonoses e inúmeras outras doenças infectocontagiosas dos animais que trazem sérias consequências. Ou seja, além de melhorar a saúde pública, milhares de animais serão salvos.
Integração
Conforme explica o vereador Zander, a audiencia pública foi um momento de integração entre as entidades envolvidas na área e servirá para ouvir a opinião destas entidades, assim como pontuar os aspectos mais relevantes que envolvem os animais. Zander acredita que apesar de já terem um projeto articulado, a voz da sociedade é importante para fomentar a discussão. ”É importante o momento para atribuir legitimidade ao projeto para que não fique restrito e as entidades possam colaborar”, afirma.
Goiânia hoje não tem uma estrutura, que garanta a integridade desses animais, os poucos animais que conseguem ser salvos hoje na Capital, são os que foram recolhidos, tratados e estão sendo mantidos por ONGs, Associações e Protetores Independentes, que muitas vezes bancam o tratamento por conta própria, ou com a ajuda de outros voluntários. Como é o caso da protetora independente Lara, que já perdeu a conta de quantos animais, já salvou, tirando dinheiro do próprio bolso, para socorrer o animal em apuros. Lara é apenas uma, das inúmeras pessoas que retiram dinheiro do bolso pra ajudar animais doentes, que iriam ser sacrificados desnecessariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão