domingo, 28 de abril de 2013

Veterinário salva cão paraplégico na Bulgária e sofre represália de multidão 28 de abril de 2013 às 6:



Por Patricia Tai (da Redação)
O cão Borko. (Foto: K9 Rescue Bulgaria)
O cão Borko. (Foto: K9 Rescue Bulgaria)
Um caso recente de crueldade a animais ocorrido na Bulgária é tão surreal que parece difícil de assimilar: um veterinário que cuidava de animais abandonados está sendo perseguido e ameaçado, e foi impedido de realizar o seu trabalho; além disso, vários animais que ele resgatou foram atacados, e um deles, em especial, foi gravemente espancado.
Essa história começou há quase um ano, quando o veterinário Georgi Litov – que a reportagem daGlobal Animal chama de “Dr. Dolittle da Bulgária”, encontrou Borko, um cão filhote abandonado que estava tão ferido que teve a sua coluna fraturada. Horrorizado por ter encontrado o filhote tão severamente machucado, o bondoso veterinário entrou com uma petição para o Ministério Público Regional, porém nunca recebeu um retorno. Então, o Dr. Litov decidiu cuidar pessoalmente de Borko e tentar ajudá-lo a recuperar a saúde.
Devido aos ferimentos, Borko estava paraplégico. Os veterinários estavam convencidos de que ele nunca voltaria a andar e acreditavam que a eutanásia seria a única solução. No entanto, Borko não desistiu de lutar e, também graças ao apoio de Litov, provou que todos estavam errados.
O cão teve um progresso milagroso. Ele logo foi capaz de mover suas pernas e ficar de pé com pouco suporte. Borko fez amizade com os outros cães resgatados pelo Dr. Litov e rapidamente se tornou parte da família.
Infelizmente, esta tocante história teve uma reviravolta no dia 12 de Março deste ano. Nesse dia, uma multidão enfurecida chegou à casa do Dr. Litov acompanhada pela equipe de uma emissora de TV, e invadiu a residência. Eles encontraram Borko e atingiram-no brutalmente com um taco de baseball. Surpreendentemente, o ataque da multidão estava sendo registrado pela equipe da TV7 desde o início, e tudo foi filmado sem intervenção. O homem visto no vídeo atingindo Borko parece ter sido identificado como Borian Dafinov Kirov.
Mais tarde, naquele mesmo dia, a multidão voltou ao local, mais uma vez acompanhada pela equipe da TV7. Dois homens violentos entraram no consultório do veterinário, que rapidamente chamou a polícia.
Primeiramente, os policiais auxiliaram o Dr. Litov, mas depois de vários confrontos com a multidão disposta a linchá-lo, ele foi forçado pelo grupo e pela polícia a cumprir os desejos da máfia.
A multidão revirou o local e encontrou Borko, agitado e tremendo. Neste ínterim, o vice-prefeito aconselhou Litov a deixar a aldeia para sua própria segurança. O veterinário pediu proteção permanente à polícia, mas não foi atendido.
O caso ocorreu na vila de Selcha, no município de Devin, distrito de Smolyan, no sul da Bulgária.
O Dr. Georgi Litov não tem o apoio da comunidade, nem da lei, nem da mídia, para continuar com o seu nobre trabalho com animais abandonados. Trazer a consciência mundial para esta história é fundamental para mudar a atitude do governo búlgaro com relação à crueldade contra os animais. As pessoas que participaram deste ato vergonhoso contra um cachorro portador de deficiência física -  deficiência esta causada anteriormente também por maus-tratos – devem ser punidas. Assine a petição para exigir justiça para Borko e apelar ao governo búlgaro que tome medidas contra a crueldade aos animais.
Segundo atualizações, o veterinário e sua família ainda estão escondidos, fugindo da perseguição, e Borko está com eles em recuperação.
Veja o vídeo:
Mais informações, clique aqui.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão