segunda-feira, 20 de maio de 2013

Animais domésticos passam por inalação para evitar doenças no frio


(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)
Não são apenas pessoas que sofrem com doenças respiratórias na época do frio. Clínicas veterinárias oferecem inalação para animais domésticos que também estão expostos a complicações durante essa época do ano.
“Com os bichos não é diferente. No inverno as doenças respiratórias e viroses aumentam e a gente faz o tratamento com antibiótico associado com a inalação. Na inalação nós colocamos substâncias que ajudam o animal reagir mais rápido evitando pneumonia e eliminando secreções pulmonares”, explica o veterinário Gustavo Fonseca Pereira, que atende em uma clínica veterinária em Três Corações (MG).
Ao todo, oito cães de diferentes raças estão internados na clínica. Ainda segundo Pereira, a inalação também pode ser feita em casa. “O tutor precisa ter o aparelho de inalação e usar os remédios adequados que o veterinário indicar. No entanto, é melhor que esse tipo de tratamento seja feito na clínica”, afirma.
Os cuidados com o banho durante o frio também são importantes. O veterinário recomenda que seja com água quente e em ambiente fechado. “Após o banho o animal vai para uma pré-secagem com secador com ar quente”, diz Pereira.
Ainda de acordo com o veterinário, é importante abrigar cachorros e gatos durante o inverno e reservar uma manta ou cobertor para que eles se protejam do frio e não fiquem doentes.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão