quarta-feira, 1 de maio de 2013

Autoridades de Uberaba discutem sobre inserir chips em animais




Reunião realizada nesta terça-feira (30) tratou sobre posse responsável.
Secretário de Governo pondera que processo deve ser feito no pet shop.

Do G1 Triângulo Mineiro

Voluntários, veterinários e empresários participaram da reunião (Foto: reprodução/TV Integração)Voluntários, veterinários e empresários participaram
da reunião (Foto: reprodução/TV Integração)
Uma reunião realizada nesta terça-feira (30), em Uberaba, buscou tratar do assunto envolvendo a regulamentação da lei que determina colocar chips em animais domésticos, como cães e gatos. A chipagem está prevista no Código Municipal do Meio Ambiente e a lei existe desde 2008. O encontro teve como objetivo principal discutir a posse responsável de animais de estimação.

Essa foi a primeira reunião entre o secretário de Governo, Wellington Cardoso, veterinários, donos de pet shops e voluntários da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) para discutir a aplicação da lei.

De acordo com as propostas, a Codiub ficará responsável por desenvolver o programa para o cadastramento dos animais. A intenção da Prefeitura é de que nos próximos anos, todos os animais estejam chipados. Em cidades como Porto Alegre, Santos e São Paulo o trabalho existe e tem apresentado bons resultados.

O chip funciona como uma identidade do animal e pode conter, além do cadastro do dono, as vacinas. Entre as principais dúvidas, está a questão do custeio da implantação do microchip. “Cada dono cuida do seu animal. O que nós vamos tratar em relação a chipagem e estamos iniciando conversas, é para que o procedimento seja feito a partir do momento em que o animal sair do pet shop ou da empresa que comercializa animais. Em relação aos demais, trataremos em um segundo momento, pois a população animal é muito grande. Fale-se em torno de 40 mil animais em Uberaba”, salientou o secretário de Governo.

Após a reunião, foi estabelecido um prazo de 30 dias para que sejam enviadas perguntas e sugestões antes da realização de um novo encontro.
fonte:g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão