quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brigitte Bardot faz campanha contra venda de foie gras no Reino Unido



Por Patricia Tai (da Redação)
Ganso sendo forçado à alimentação para produção de foie gras. (Foto: Daily Mail)
Ganso sendo forçado à alimentação para produção de foie gras. (Foto: Daily Mail)
Brigitte Bardot lançou um ataque furioso ao gerente de uma mercearia de luxo do Reino Unido, a Fortnum & Mason, pelo fato da loja vender foie gras. Ela se referiu ao gerente Ewan Venters como um “imbecil”. As informações são do Daily Mail.
Como já é conhecido, a ex-atriz e modelo que ficou famosa na década de 60, tornou-se há muito tempo uma ativista em prol dos animais. Agora ela tem entrado em desacordo com os fazendeiros franceses que vêm produzindo foie gras durante muitas gerações.
O foie gras nada mais é que um patê do fígado de patos e gansos submetidos à alimentação forçada, a ponto de tornar seus fígados aumentados e prontos para serem transformado no patê “suave”. O assunto vem sendo publicado com freqüência na ANDA.
Os fígados, que podem inchar até dez vezes com relação ao seu tamanho natural, pressionam os pulmões das aves e causam problemas respiratórios, dentre outros problemas, como esofagite, debilidade, stress e depressão. Isso tudo ocorre enquanto as aves são mantidas em jaulas sem poderem se mover.
Os bem-estaristas têm chamado a atenção para a preocupação com o tratamento das aves, e conseguiram que a produção de foie gras “com estes métodos” fosse proibida na Grã-Bretanha.
Bardot disse: “Sr. Venters parece ser um daqueles imbecis que, por um momento fugaz de sabor, estão dispostos a ignorar as evidências científicas irrefutáveis ​​de que a engorda forçada de patos e gansos para produzir fígados grotescamente ampliados para o foie gras é terrivelmente cruel”.
“Espero que a França acabe com esse abuso vergonhoso das aves, que é justamente proibido no próprio país de Venters. Mas até então, o Sr. Venters deve manter suas mãos longe de nossos gansos”, complementou.
Ela é um dos nomes mais recentes a aderir a uma longa lista de grupos e celebridades, tais como Roger Moore e Paul McCartney, que atuam contra a venda de foie gras no Reino Unido.
Os principais grupos franceses de proteção animal – incluindo a Fundação Brigitte Bardot e a Sociedade para a Proteção dos Animais – juntaram-se a uma campanha do PETA para que a Fortnum & Mason pare de vender foie gras.
Eles escreveram ao Sr. Venters, dizendo:
“Milhares de pessoas na França estão trabalhando para o fim da prática vergonhosa de alimentação forçada de aves e nós respeitosamente pedimos que você ajude a abolir essa indústria desumana. Veterinários e especialistas em aves ao redor do mundo concordam que não é possível a produção de foie gras humanamente”.
Eles acrescentaram: “A Grã-Bretanha sempre foi considerada líder no tratamento humanitário aos animais, e justamente por isso a produção de foie gras é ilegal naquele país.
Aqui, a consciência está crescendo sobre o abuso de patos e gansos para foie gras e estamos esperançosos de que em breve essa proibição será adotada na França também.
Até então, pedimos-lhe que reconsidere a sua consciência e questione a moralidade de uma loja britânica pagando para que agricultores franceses abusem de gansos de formas que seriam consideradas ilegais em seu próprio país. Tradição não é uma desculpa para a crueldade animal”.
Um porta-voz da loja disse que a Fortnum & Mason é uma mercearia tradicional, que ao longo dos séculos estabeleceu uma forte reputação no fornecimento de certos alimentos tradicionais, inclusive foie gras.
“Como varejistas, estamos aqui para atender aos nossos clientes com os produtos que eles pedem,  e nós respeitamos o seu direito de comprar e apreciar os alimentos de que gostam. No entanto, vamos defender diretrizes rígidas relativas à produção de foie gras, e trabalhar com o melhor de nossas habilidades para garantir que esses altos padrões sejam respeitados em todos os momentos pelos nossos fornecedores”, acrescentou o porta-voz.
A França é hoje o maior produtor e consumidor de foie gras, mas este também é feito e consumido em todo o mundo, especialmente na Europa, América e China.
O foie gras é vendido de várias formas, por exemplo o foie gras “integral”, que é feito de um ou dois lobos hepáticos inteiros, ou com partes de fígados misturadas.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão