sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cadela fica em coma após ser espancada por idosa em Tupã (SP)

Princesa recebe soro e calmante para não prejudicar a fratura (Foto: Wilson Aguiari)

Princesa recebe soro e calmante para não prejudicar a fratura (Foto: Wilson Aguiari)
A polícia registrou um caso de maus-tratos a uma cadela de sete meses na Vila Santa Rita, em Tupã (SP). Uma idosa de 87 anos é suspeita de agredir violentamente o animal e, em seguida, jogá-lo na rua. De acordo com o veterinário que cuida da recuperação da cadela, Wilson Freire Aguiari, de 28 anos, ela está em coma e apresenta edema cerebral. “A cadela está inconsciente e sedada. Ela fraturou a região da bacia e quebrou parte da dentição do lado esquerdo.”
O estado de saúde da cadela é crítico. “Princesa”, como foi batizada pelo veterinário, passou por uma série de exames. “Fizemos um raio-X e estamos dando soro e um calmante. Somente nos próximos três dias é que terei uma avaliação das reais condições de saúde dela. Tenho esperança que ela consiga superar e se recuperar.” A necessidade de uma cirurgia vai depender da evolução da recuperação.
O fato foi registrado na tarde desta quarta-feira (22) na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), mas ganhou repercussão nesta sexta-feira (24). “Princesa” foi resgatada por funcionários da clínica veterinária. “Ligaram para a gente e fomos até o local. O animal estava deitado na rua, ferido e em estado de choque”, lembra Aguiari.
Segundo a delegada que atendeu a ocorrência, Cristiane Camargo Braga, a mulher espancou a cadela usando um cabo de madeira. “Ela espancou o animal com um cabo de vassoura. Temos a informação que a idosa partiu para cima dos policias e precisou ser contida. Solicitei para a prefeitura um acompanhamento psicológico, já que ela mora sozinha.”
Depois de ser apresentado na DDM, o caso foi encaminhado nesta sexta-feira para o 1º Distrito Policial de Tupã. De acordo com o delegado Nelson Miguel Boaretti, um inquérito será aberto e a partir do início da próxima semana a polícia começará a apurar o fato. “Vamos aguardar o laudo do veterinário. Se confirmado que a mulher foi autora da agressão ela pode ser processada pelo crime de maus-tratos a animais. A pena é de até um ano de prisão, mas pela idade dela, a pena pode ser reduzida. Infelizmente, para o pessoal mais antigo esse tipo de situação é corriqueiro. Hoje se proteje muito mais a fauna e flora”, informa.
Para a presidente da Associação Protetora dos Animais de Tupã, Osmarina Vidal Pereira, 50 anos, a atitude da idosa é revoltante. “A gente fica arrasada. É um ser indefeso. Como pode ter uma pessoa com tanta raiva no coração”, diz.
Osmarina vai levar para a polícia o laudo do veterinário. “Vou levar para o delegado as fotos, o raio-X e o laudo do veterinário para ver o que é possível ser feito”. A presidente da associação visitou o animal na clínica e lamenta ter que presenciar mais um caso de maus-tratos a animais. “Ela está em coma. Revolta a covardia de a mulher amarrar e espancar a cadela”, disse.
A mulher suspeita de agredir o animal não foi localizada para comentar o caso.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão