quinta-feira, 9 de maio de 2013

Calalunha mostra o caminho para Galícia também acabar com as touradas



Por Luiz Carlos Guedes (da Redação)
Anna Mulà e Leonardo Anselmi (promotores do ILP – Iniciativa Legislativa Popular, órgão responsável pelo fim das touradas na Catalunha, Espanha), contaram em “A Coruña” qual caminho seguir para proibir as touradas que, advertem, também deixarão de existir na Galícia. As informações são do jornal espanhol El Diario.
O BNG planeja reformular a lei para proibir as touradas na Galícia. (Foto: Divulgação)
O BNG planeja reformular a lei para proibir as touradas na Galícia. (Foto: Divulgação)
Por iniciativa do BNG, um Parlamento da Galícia, está sendo aberto um primeiro debate de projeto de lei para proibir as touradas na Galícia. O grupo nacionalista registrou uma iniciativa que visa alterar a Lei de Proteção Animal para acabar com a isenção que permite esse show de sofrimento público do animal, e punirá o abuso a cães ou gatos. “Vai ser muito importante para ver quem está posicionado em defesa desta crueldade contra os animais”, disse Ruben Perez, porta-voz da plataforma Galícia Melhor Sem Touradas (GMST), durante a conferência para a abolição realizada sexta-feira em A Coruña e co-organizada pela AGE. Acredita-se que este é o primeiro passo para um futuro veto legal “no crescimento como sociedade”.
O exemplo está próximo. O Parlamento catalão aprovou a abolição das touradas em seu território no verão de 2010, a partir de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), organizada pela plataforma Prou! Dois dos mais ativos movimentos anti-touradas da Catalunha, e protagonista de sua vitória parlamentar, explicou em A Coruña o caminho seguido para acabar com as touradas e desmontar um a um os argumentos em favor de um show que na Galícia conta ainda com muito menos apoio que na Catalunha e na maior parte do Estado.
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura, 99,2% dos galegos haviam declarado não terem assistido a touradas entre 2010 e 2011, de modo que o apoio teórico (de 0,8% da população) justifica que a atividade busca a tradição, fãs e público no país. “O sofrimento dos animais é evidente, mas o que também está claro é que, sem subsídio público, na Galícia já não existiriam”, disse Ruben Perez, que revelou que os deputados galegos fazem parte do Espaço Parlamentar de Defesa dos Animais e comentam terem recebido cartas e até mesmo ameaças do lobby toureiro e vê em sua conformação uma ameaça à sua festa. Vários dos parlamentares da AGE, como Yolanda Díaz, Antón Sanchez e Eva Solla, estiveram sexta-feira em La Coruña.
“Os argumentos utilizados em favor das touradas foram desaparecendo e todos eles tinham resposta”, explicou Anna Mulà, advogada, representante da ILP no parlamento, e encarregada de defender a proposta na Câmara catalã, e novamente lembrar que os touros são “exceção permanente” em todas as leis de proteção animal que reivindicam o seu aspecto “cultural”. “É um dano gratuito e injustificável de exaltação; aplausos do público que brutalizam a sociedade. Se maltratar um cão fosse apenas um agravante, as Touradas seriam um crime”, diz ele.
Para Mulà, a sociedade galega “já aceitou de maneira esmagadora que é abominável o sofrimento do touro” e insistiu que apenas “uma minoria” apoia o espetáculo, o qual defendem clamando por seu valor cultural, a liberdade individual e a criação de riquezas e empregos. “O lobby das touradas defende o direito à liberdade, mas a lei pode restringir esse direito se o benefício é maior para a sociedade”, lembra ele, como Leonardo Anselmi, ativista dos direitos dos animais, promotor do ILP na Catalunha e especialista no assunto. “Isso é demagogia; os verdadeiros defensores da liberdade são aqueles que, em seus nomes, a defendem e lutam para que atrocidades não sejam cometidas”, acrescentou, depois de perguntar se havia algum ataque à liberdade através da proibição de briga entre cães quando estes ” são apoiados por muitas pessoas. ”
Apesar da diminuição de público e apoio às touradas, seu lobby conseguiu tramitar no Congresso dos Deputados uma ILP que pretende declarar as touradas como Bem de Interesse Cultural (BIC), mas que o PP a “atrasou em até nove ocasiões”, consciente “da deficiência” de uma proposta que não convence nem a muitos dos eternos defensores do espetáculo.” A relação entre lobby toureiros e Partido Popular vai acabar mal e esta é uma excelente notícia, insiste Anselmi, que considera uma “infâmia” para os defensores da tourada e uma aceitação de um projeto que não tem por onde escapar.
“Seu conteúdo é irrelevante”, ressalta Anna Mulà, que diz que aprovar o texto seria como “obrigar o governo a injetar dinheiro em prol das touradas, ter o reconhecimento da Unesco como sendo patrimônio da Humanidade e ainda inserir nova matéria dedicada à festa toureira em escolas públicas e universidades”. “O que eles querem é mais dinheiro e subsídios do governo”, manifesta.
“Os promotores desta ILP sabem que não podem voltar com as touradas na Catalunha, e que a proposta responde à grave ameaça que existe em uma atividade que há muito deixou de ser rentável”, insiste Mulà, que acredita que a abolição das touradas não seria mais que o “progresso moral” para a Galícia e para a sociedade espanhola.
Os argumentos soterrados
Leonardo Anselmi lembra, ainda, que os argumentos pro-touradas foram desmantelados durante o debate que ocorreu na Catalunha, ante a proposta de abolição. Na última sexta-feira, em A Coruña, desafiou os participantes da conferência a recordarem de todos os argumentos, para rebatê-los um a um. E com muita ênfase.
Assim, àquele que diz que o desaparecimento das touradas também implicaria na morte de touros de combate, Anselmi lembra que este touro “não é uma espécie nem uma raça” e que é somente resultado da mistura “desde 500 anos”, dos animais mais bravos. “Você não pode desaparecer com o que não existe”, diz ele. Além disso, também rejeita a ideia que insiste em que os touros vivem bem. “Eles têm sua liberdade de espécie cortada porque, por exemplo, não podem acasalar-se com as vacas”, diz ele.
Também é mostrada nessa ideia, que o touro é “um animal com orgulho e honra”, porque “turra e luta para não morrer.” “O que faz um veado que, logo após escapar de um lobo, acaba sendo encurralado? Ele se vira e ataca com seus chifres; o mesmo faz um touro quando é preso na arena”, disse ele referindo-se a vários estudos de especialistas.
Para Anselmi, o fato de que as touradas são sempre uma exceção nas leis de proteção animal “mostra que estão fora da moral da época.” “Os defensores das touradas não aceitam nem que se mude a raça dos touros, porém nenhum deles suportaria uma corrida do início do século, onde os cavalos acabavam desviscerados e havia muito mais derramamento de sangue”, explica ele, lembrando que “a Inquisição queimou pessoas normais, que não eram consideradas violentas”. “A visão do mundo que temos entre uns e outros é muito diferente”, ele insiste.
Quanto ao correbous (Festival típico em muitos vilarejos), que não foi proibido na Catalunha, Anselmi lembra que é um espetáculo “que quase não era conhecido até que o jornal de Madrid o usou como argumento para ficar contra a abolição.” “Não os resta muito porque estamos contra eles e lutaremos contra eles, mas, quando apresentamos o ILP tivemos que ser pragmáticos e garantir uma enorme rejeição social”, disse o ativista, que acredita que as touradas “sejam um espetáculo público protagonizado por revistas” o que explica que todos tenham isso claro e que consiste em maltrato animal. “Poucas famílias voltariam com seus filhos se soubessem que algo semelhante ocorre aos correbous, mas nas touradas, eles morrem de verdade”, conclui.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão