segunda-feira, 20 de maio de 2013

Gripe H1N1 atinge focas e elefantes-marinhos



Por Patricia Tai (da Redação)
 Vírus Influenza foi encontrado em mamíferos marinhos. (Foto: Tracey Goldstein, UC Davis/Global Animal)
Vírus Influenza foi encontrado em mamíferos marinhos. (Foto: Tracey Goldstein, UC Davis/Global Animal)
O vírus Influenza, que causou uma pandemia em 2009, foi encontrado em elefantes-marinhos na costa central da Califórnia, de acordo com pesquisa recente. As informações são da Global Animal.
Esse vírus é o causador da Gripe H1N1 ou Influenza A, subtipo cuja mutação originou várias estirpes endêmicas e letais como a gripe espanhola, vários tipos de gripes humanas, a gripe aviária e a gripe suína.
A pesquisa citada acima, publicada no Jornal PLoS ONE, deu origem ao primeiro registro do vírus da Gripe H1N1 em animais marinhos. Os pesquisadores estão agora sendo alertados a usar equipamentos de proteção individual quando trabalham junto a esses animais, para evitar a possibilidade de infecção.
“O H1N1 estava circulando entre humanos em 2009″, disse Tracey Goldstein, autora da pesquisa, em um relatório à imprensa. “As focas em terra passaram por teste no início de 2010, antes de irem ao mar, e o resultado foi negativo, mas após retornarem do mar na primavera de 2010, o teste deu positivo. Então a questão é: de onde vem a doença?”, questionou a pesquisadora.
“Nós pensávamos que poderíamos encontrar o vírus Influenza, que fora encontrado antes em mamíferos marinhos, mas não esperávamos encontrar o pandêmico H1N1″, declarou Tracey, que também é professora associada à Universidade de Davis, na Califórnia. A observação levou a constatar que o vírus Influenza pode se mover entre as espécies.
Tracey e outros pesquisadores da Universidade vêm estudando o vírus de gripe em pássaros selvagens e mamíferos desde 2007. Para esse estudo, eles testaram material nasal de mais de 900 mamíferos marinhos de 10 espécies diferentes da Costa do Pacífico, desde o Alaska até a Califórnia.
Eles detectaram infecções de H1N1 em dois elefantes-marinhos, e anticorpos para o vírus em outros 28, indicando uma exposição mais difundida. Nenhuma foca infectada aparentava estar doente, sinalizando que mamíferos marinhos podem estar infectados sem mostrar sinais clínicos da doença. “O estudo das infecções do vírus Influenza em hospedeiros não usuais, como os elefantes-marinhos, fornece pistas que nos levam a entender a habilidade do vírus em saltar entre as espécies e iniciar a pandemia”, disse Adolfo Garcia-Sastre, co-autor da pesquisa.
fonte anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão