quarta-feira, 8 de maio de 2013

Islândia se prepara para início de temporada de caça de baleias-fin



Por Luana Sato (da Redação)
 Baleeiros cortam uma baleia-fin de 35 toneladas capturada a bordo de um barco Hvalur. (Foto: AFP/Halldor Kolbeins)

Baleeiros cortam uma baleia-fin de 35 toneladas capturada a bordo de um barco Hvalur. (Foto: AFP/Halldor Kolbeins)
Duas embarcações estão sendo preparadas para a caça e irão para o mar no início de Junho, disse Kristjan Loftsson, diretor executivo da Hvalur, a única empresa que captura os mamíferos gigantes. As informações são do site Courier Mail.
“Possivelmente, serão 154 baleias, cerca de 20 por cento a mais da cota da última temporada” declarou à emissora pública islandesa RUV, no sábado.
A empresa de Loftsson capturou 148 baleias-fin em 2010, mas nenhuma em 2011 e em 2012 devido à desintegração do seu único mercado, o Japão, quando o país foi atingido por terremoto e tsunami.
A maior quantidade de carne de baleia deste ano seria exportada para lá, disse Loftsson.
“As coisas estão melhorando no Japão… tudo está se recuperando,” afirma.
A baleia-fin é a segunda maior espécie depois da baleia azul. A Islândia também caça baleias-minke, uma espécie menor.
Em 1986, a Comissão Baleeira International impôs uma moratória global sobre a caça, em meio alerta sobre o declínio da população de mamíferos marinhos.
A Islândia, que retomou a caça comercial de baleias em 2006, e a Noruega, são os únicos dois países que ainda praticam a atividade, desafiando a moratória.
O Japão também caça baleias, mas insiste que é somente para fins científicos, mesmo que a maior parte da carne seja destinada para consumo.
Em 2011, os Estados Unidos ameaçaram a Islândia com sanções econômicas sobre a caça comercial, acusando o país de minar esforços internacionais que visam à preservação dos gigantes do oceano.
Mas o presidente Barack Obama interrompeu as sanções, e apenas solicitou às autoridades da capital islandesa Reykjavik o fim da prática.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão