quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mais uma província espanhola veta circos com animais selvagens



Por Ligia Cunha (da Redação)
 Garoto alimenta elefante explorado por circo em festa tradicional. (Foto: Blanca Castillo)
Garoto alimenta elefante explorado por circo em festa tradicional. (Foto: Blanca Castillo)
Assim como acontece em 140 localidades espanholas, a província de Vitoria não mais permitirá espetáculos circenses que utilizem animais domesticados ou selvagens em cativeiro. As informações são do El Correo.
A decisão foi divulgada durante a comissão de Meio Ambiente em que foram debatidas e votadas parte das vinte e oito emendas propostas ao novo projeto que regularizará a proteção e manutenção de animais na cidade. O texto definitivo que substituirá o anterior, de 1994, será aprovado nas próximas semanas.
Partidos contrários uniram seus votos para forçar o veto que infelizmente exclui os animais considerados domésticos e de fazenda, como os cavalos, burros, cães, gatos ou touros.  Assim, a conhecida festa nacional continua ativa, além da tradicional corrida de burros do “ Dia del Blusa”.
A  questão das touradas também foi discutida, porém obteve rejeição da população e abstenção dos partidos. Os representantes da Associação para o Tratamento Ético dos Animais (Atea) e o o Grupo  Alava de Defesa e Estudo da Natureza (Gaden) não conseguiram movilizar os vereadores para este caso. “ Existe uma lei maior que regula a questão de proteção dos animais no Governo vasco e portanto não temos jurisdição para interferir”, disse o chefe do Meio Ambiente, Idoia Garmendia. “Se querem levar este assunto ao parlamento, os partidos devem chegar em um acordo sobre se as touradas devem ou não ser proibidas”, acrescentou.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão