sábado, 25 de maio de 2013

Medicamento feito com bile de ursos criados em cativeiros gera revolta na China


Por Renan Hamann (da Redação)
Foto: Mu Chen/European Pressphoto Agency
Foto: Mu Chen/European Pressphoto Agency
No começo, era apenas uma modesta produção de uma companhia chinesa que queria aumentar a produção de um ingrediente-chave utilizado na medicina tradicional do país (responsável pela redução de cálculos biliares, combate à febre e suavização dos efeitos da ressaca alcoolica). Estamos falando da bile de ursos. As informações são do New York Times.
Mas a Guizhentang Pharmaceutical pretende arrecadar dinheiro público para expandir seus negócios, aumentando o número de ursos utilizados no processo e também os lucros originados pela venda do material. Mas ela parece ter se  esquecido de olhar para um fator muito importante: existe um crescente número de chineses que lutam ativamente pelos direitos dos animais.
Como já dissemos, a Guizhentang quer aumentar o número de ursos que mantém em cativeiro. E esse aumento é bem significativo, de 400 para 1.200 animais. E isso gerou muita revolta por parte dos grupos que são contrários à utilização dos animais nesse processo, que é bastante doloroso. Para a extração da bile não há morte, mas os ursos são obrigados a conviverem com tubos inseridos em seus abdomens, utilizados para a sucção do material.
Foto: Zhang Ke/Color China Photo, via Associated Press
Foto: Zhang Ke/Color China Photo, via Associated Press
Frentes de ação
Protestantes se vestiram de ursos e fizeram manifestações em frente a farmácias, ao mesmo tempo em que hackers derrubaram o site da Guizhentang para protestar. Também foram feitas petições para que a arrecadação do dinheiro com a venda de ações não seja permitida. E entre os assinantes estão algumas das maiores celebridades chinesas, incluindo o jogador de basquete Yao Ming.
Depois de alguns dos maiores veículos da imprensa chinesa mostrarem filmagens de ativistas infiltrados, que revelaram os horrores da extração da bile – incluindo o fato de que os ursos ficam em jaulas tão pequenas que mal podem se mover -, a Guizhentang desistiu da proposta, alegando que precisa de mais tempo para o projeto. Com isso, a IPO da empresa foi arquivada.
A disputa não para
Apesar da recente vitória dos ativistas, ainda há muito o que ser disputado nesse cenário chinês. Enquanto os defensores dos direitos dos animais e até mesmo os bem-estaristas apontam todas as falhas no sistema, advogados da indústria montaram uma campanha para defender o uso da bile ursídea.
Segundo eles, a utilização da bile dos ursos faz parte da medicina tradicional chinesa. Além disso, dizem que os ativistas estão sendo financiados por empresas ocidentais, para que as indústrias farmacêuticas norte-americanas e europeias também possam lucrar no mercado chinês. Não é a primeira vez que a medicina tradicional chinesa é alvo de protestos. Alguns anos atrás, empresas que são responsáveis pela extração de presas de ursos também foram criticadas por causa de suas atividades.
Foto: Mu Chen/European Pressphoto Agency
Foto: Mu Chen/European Pressphoto Agency
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão