quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nacionalistas de Ourense querem fim da exploração de animais em circos


ESPANHA


Por Juliana Meirelles (da Redação)
Os nacionalistas têm um movimento para que o Conselho faça uma norma de impeça espetáculos com animais em cativeiro. O grupo político Bloque Nacionalista Galego (BNG) do município espanhol de Ourense registrou um movimento, para discussão na próxima sessão plenária da autoridade local, para limitar a atividade circense. A resolução proposta se limita a declarar Ourense uma cidade livre de circos com animais e elaborar as normas necessárias para que, o mais rápido possível, não possam ser realizados em Ourense espetáculos com animais em cativeiro. As informações são do jornal La Voz de Galicia. Num texto com referências a que os "animais são vítimas éticas da natureza produtivista", que esses mesmos animais vivem afastados de seu habitat natural e obrigados a aprender comportamentos alheios, o BNG faz referência a que são muitos os países onde é proibida a prática e vários os municípios da Galícia que tomaram as mesmas providências. Em Ourense, por ser uma cidade tradicionalmente ligada ao circo de acrobacias, é especialmente valorizado que o atrativo do circo não esteja ligado à presença de animais em cativeiro. Leia o texto publicado no site do BNG (em espanhol) nesta segunda-feira.
Os nacionalistas têm um movimento para que o Conselho faça uma norma de impeça espetáculos com animais em cativeiro. (Foto: Divulgação)
O grupo político Bloque Nacionalista Galego (BNG) do município espanhol de Ourense registrou um movimento, para discussão na próxima sessão plenária da autoridade local, para limitar a atividade circense. A resolução proposta se limita a declarar Ourense uma cidade livre de circos com animais e elaborar as normas necessárias para que, o mais rápido possível, não possam ser realizados em Ourense espetáculos com animais em cativeiro. As informações são do jornal La Voz de Galicia.
Num texto com referências a que os “animais são vítimas éticas da natureza produtivista”, que esses mesmos animais vivem afastados de seu habitat natural e obrigados a aprender comportamentos alheios, o BNG faz referência a que são muitos os países onde é proibida a prática e vários os municípios da Galícia que tomaram as mesmas providências. Em Ourense, por ser uma cidade tradicionalmente ligada ao circo de acrobacias, é especialmente valorizado que o atrativo do circo não esteja ligado à presença de animais em cativeiro.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão