segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nave russa com animais a bordo retorna do espaço


Uma nave russa com 45 ratos e 15 lagartos a bordo, ao lado de outros pequenos animais, retornou ontem (19) de uma missão de um mês em órbita com informações que os cientistas esperam que abra caminho para um voo tripulado a Marte.

Nave russa havia sido lançada em abril (Foto: AP)
Nave russa havia sido lançada em abril (Foto: AP)
O centro de controle russo informou que a nave espacial Bion-M pousou com a ajuda de um sistema de paraquedas especial na região de Oremburgo, 1.200 km ao sudeste de Moscou.
A nave também transportava caracóis, pequenos roedores, algumas plantas e microflora. O centro de controle russo não informou quantos animais sobreviveram à missão.
Valery Abrashkin, diretor do programa do centro de pesquisas espaciais TsSKB, informou no momento da decolagem da missão em abril que o estudo tinha como objetivo determinar como se adaptam os corpos à falta de gravidade “para que nossos organismos sobrevivam em voos muito longos”.
Um laboratório de pesquisa móvel foi levado para o local do pouso da cápsula para fazer uma análise rápida da resposta dos animais a sua viagem e a seu retorno à Terra.
Os cientistas alegaram a necessidade de utilizar animais porque eram submetidos a experimentos impossíveis de realizar nos humanos que estão atualmente operando a Estação Espacial Internacional (ISS).
A Rússia sonha com Marte e tem como meta o ano 2030 para iniciar a criação de uma base na Lua para voar ao planeta vermelho.
Mas problemas recentes de seu programa espacial – incluindo o fracasso do satélite de pesquisa que Moscou tentou enviar a uma das luas de Marte ano passado – colocam em dúvida o futuro das explorações russas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão