terça-feira, 7 de maio de 2013

Ourense proíbe atuação de circos com animais


ESPANHA


Por Luana Sato (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ourense tornou-se, desde sexta-feira, 03 de maio, um dos 111 municípios espanhóis em que são proibidos os circos com animais. Foi o resultado de um movimento realizado pelo grupo Bloque Nacionalista Galego (BNG) e defendido com veemência pela vereadora Ximena González, que resultou em uma sucessão de intervenções absolutamente circenses, para defender posições contrárias à proibição. As informações são do jornal espanhol Faro de Vigo.
O movimento avançou com os votos do BNG e do Partido Socialista Obrero Español (PSOE). O Partido Popular (PP) se absteve ao ter sua emenda recusada, a qual propunha a proibição dos circos que fazem números que degradam ou ferem aos animais, e os representantes do Democracia Ourensena (DO) votaram separadamente. Em um exercício da democracia interna, Susana Gómez do DO apoiou o movimento do BNG enquanto que Gonzalo Pérez Jácome votou contra, após ter defendido seu raciocínio peculiar, que logo repercutiu no Twitter, de que o uso de animais faz parte da evolução humana e que “ao contrário do homem de Neanderthal, o homo sapiens sobreviveu pela capacidade de domesticar o cão”.
Em um cenário de acrobacias dialéticas, Miguel Abad do PP tentou dar um rumo bioético ao assunto na tentativa de defesa do uso respeitoso de animais em números de circos. Ele mostrou uma foto do prefeito vestido de domador no carnaval passado, para fazer uma comparação entre faquires, acrobatas, malabaristas, mágicos e a gestão do governo local, e ainda teve tempo para lembrar ao BNG a incongruência de defender este movimento enquanto no município Allariz “conduzem um boi amarrado pelos chifres”, em referência à “festa do boi“.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão