sexta-feira, 31 de maio de 2013

Protesto contra volta do rodeio na cidade de Campinas (SP) lota Câmara dos Deputados


Foto: Claudio Mariano/TodoDia
Foto: Claudio Mariano/TodoDia
Centenas de pessoas se reuniram na Câmara de Campinas (SP) para protestar conta um projeto, de autoria do vereador Gilberto Vermelho (PSDB), que permite a volta dos rodeios à cidade. A maioria dos presentes era ligada a entidades protetoras dos animais de toda a região.
A proposta foi protocolada na sexta-feira e o projeto ainda está sob a avaliação do presidente, para posteriormente chegar até as comissões. Ou seja, a matéria não entrou na ordem do dia, mesmo o vereador tendo declarado à imprensa de que o faria através de um pedido de urgência na tramitação. “Esqueci de protocolar o projeto até as 14h”, declarou Vermelho, explicando porque não pediu urgência.
Apesar disso, o parlamentar negou que tenha sentido a pressão. “O rodeio é legal. Defendo aquilo que acredito enquanto eu estiver vivo. Não me intimido por qualquer coisa”, disse Vermelho, sob muitas vaias.
“A proteção animal deu uma aula de luta, garra e democracia, ao mostrar na Câmara que temos um ideal e vamos ao campo de batalha pelos animais. O vereador Vermelho nem tentou conseguir 11 assinaturas para regime de urgência. Conseguimos 29 votos contra o projeto”, comemorou o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Lamas.
Sobre os 29 votos, o presidente se baseou nas declarações de vereadores, que se alternaram na tribuna para se mostrarem contrários ao que consideraram um “retrocesso” para Campinas. “É preciso uma discussão com maturidade sobre a proposta. Mas já adianto que considero um retrocesso para Campinas, no ponto de vista ideológico e político”, criticou o colega tucano Artur Orsi.
A confusão foi tanta que a GM (Guarda Municipal) precisou intervir. O presidente interino Artur Orsi precisou interromper a sessão por 15 minutos para os ânimos se acalmarem.
Polêmica
Os rodeios foram proibidos em Campinas há dez anos, na gestão da prefeita Izalene Tiene (PT). A tentativa de Vermelho de voltar com sete tipo de evento, no entanto, não é a primeira.
Em 2004, o ex-vereador Sebastião dos Santos (PMDB) apresentou projeto para que os rodeios fossem permitidos novamente em Campinas. Associações e pessoas ligadas aos movimentos em defesa dos animais travaram um embate com os vereadores e associações que representam os profissionais e organizadores desses eventos na cidade.
Apesar de ter sido aprovado pelos vereadores, o prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT) vetou a lei.
Fonte: Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão