sexta-feira, 31 de maio de 2013

Protetores de primatas alertam contra a domesticação de animais selvagens


Por Renan Hamann (da Redação)
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Integrantes do Aceh Orangutan Forum (FORA, um instituto que trabalha com a conservação de primatas na Indonésia) disseram que o governo indonésio precisa tomar medidas mais severas contra pessoas que mantém animais selvagens como animais domésticos — referindo-se aos orangotangos. As informações são do The Jakarta Post.
Eles pediram para que o governo, por meio do Centro de Conservação de Recursos Naturais do país, confisque imediatamente todos os animais que estão ilegalmente em parques recreativos e residências.
“O governo deve retirar os animais protegidos das mãos de pessoas incompetentes imediatamente”, disse um ativista do FORA.
Ele disse que a indecisão do governo no cenário legal tem contribuído muito para que os caçadores ajam sem enfrentar problemas. Se a situação continuar assim, há preocupações de que várias espécies selvagens possam ser ameaçadas — incluindo tigres, orangotangos e rinocerontes.
“Apenas neste ano, muitos tigres e orangotangos foram assassinados por caçadores em diversas regiões, especialmente em áreas protegidas perto de assentamentos humanos.”
Apesar de a utilização de animais empalhados ser contra a lei, o governo tem feito pouco para parar as ações dos caçadores.
“Nós sempre estamos informando as pessoas de que a caça furtiva e a manutenção de animais selvagens em casa são atitudes ilegais, mas as campanhas não parecem estar em sintonia com os esforços da aplicação da lei por parte dos governantes”, disse o ativista.
Muitas pessoas não sabem que a caça furtiva de animais protegidos é contra a lei. Além da caça, também há muitos animais selvagens que são mantidos em parques e residências como se fossem domésticos, o que também é ilegal. “Nós pedimos, repetidamente, para que o governo intervenha em favor dos animais. Mesmo assim, os fiscalizadores geralmente chegam tarde demais”, diz um outro defensor do FORA.
Por causa do crescimento das atividades de caça, a população de orangotangos tem diminuído bastante. Mais do que isso, o desmatamento da floresta nativa para a produção de olho de palmatambém faz com que os primatas percam seus territórios.
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail
Estima-se que cerca de 400 orangotangos vivam nas florestas de Aceh, na Indonésia. Se o governo continuar falhando em sua tarefa de proteger os primatas, há chances de essa população estar seriamente ameaçada.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão