terça-feira, 21 de maio de 2013

Tailândia luta contra tráfico de cães para a gastronomia vietnamita



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O governo da Tailândia está batalhando contra o roubo de cachorros domésticos que são levados para o Vietnã e usados na gastronomia. Em reportagem do “Global Post”, autoridades mostram a crueldade dos raptores, que colocam dezenas de animais em gaiolas e pagam propina para fiscais de fronteira para deixar o país pelo Laos. Muitos deles morrem pelo caminho ou sofrem de desidratação, subnutrição e fraturas nos ossos.
Segundo a denúncia, mais de 1 milhão de cachorros são comidos no norte do Vietnã por ano, que recebe cerca de 200 mil animais da máfia no mesmo período. As províncias tailandesas que mais sofrem com o roubo e tráfico de cães são Nong Khai, Bueng Kan, Nakhon Phanom e Mukdahan.
Tuan Bendixsen, diretor da Fundação pelos Animais da Ásia no Vietnã, disse ao “Global Post” que há restaurantes onde os clientes podem escolher o cachorro que será cozido.
“Cachorros são animais muito inteligentes. Por isso, quando veem que outro cão foi morto ao lado todos os animais da gaiola sabem que serão os próximos. Eles sabem o que está acontecendo”, afirmou.
Na Tailândia, a pena máxima para o tráfico de animais é de dois anos de cadeia com uma multa de US$ 3 mil. No entanto, ativistas afirmam que a lei não é respeitada na prática.
Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão