quarta-feira, 15 de maio de 2013

Unidade de Controle Populacional inicia castração de animais em João Pessoa (PB)



No primeiro dia de funcionamento da Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos de João Pessoa (PB), três animais passaram pelo procedimento de castração. A Unidade, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começou a funcionar nesta quinta feira (9). A iniciativa de castração para controlar a população de animais abandonados é pioneira no Estado e foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.
O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes, esclarece que os beneficiados da castração deverão seguir uma série de requisitos e que “o serviço beneficiará primeiramente quem mais precisa”. Segundo ele, os pré-requisitos são: residir em área endêmica, com risco epidemiológico para a transmissão de zoonoses (toxoplasmose, leptospirose e leishmaniose); ter renda baixa (usuários do SUS e do Bolsa Família); e ter mais de 60 anos (muitos idosos têm nos animais domésticos uma companhia, quase um ente da família).
O CCZ firmou parceira com algumas ONGs de proteção animal e 20% das cirurgias de castração serão destinados aos animais protegidos por elas. Os exames, internação e pós-operatório são feitos na própria unidade.
Adoção
Durante o primeiro dia de cirurgias, cães e gatos do CCZ foram livres para adoção. Foram adotados 15 animais. A Unidade de Controle Populacional também tem como objetivo incentivar a guarda responsável. “Não adianta apenas fazer a cirurgia se o tutor do animal não tiver responsabilidade sobre ele. É preciso entender que animais não são coisas. Se você decide ter um, é para a vida toda”, disse o biólogo e técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício de Souza, que fará a triagem dos animais.
De : anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão