quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vereador quer proibir o sacrifício de animais em terreiros: “os orixás vão entender”


SALVADOR (BA)


O vereador Marcell Moraes, do PV, após conseguir aprovação do projeto de lei que proíbe a venda de animais domésticos em pet shops, o político quer proibir que animais sejam sacrificados em rituais realizados pelos terreiros de candomblé.
De acordo com Marcell, ele não tem nada contra a religião, mas é contra o uso de animais para os rituais. Em entrevista ao CORREIO, o vereador explicou que não quer intervir na religião alheia, mas reafirmou que não é a favor do sacrifício animal.
“Não tenho um projeto de religião. A proposta é voltada para a área de animal. As pessoas precisam refletir mais sobre a preservação dos animais. É importante lembrar que cultura não pode virar tortura”, explicou.
“Nova” oferenda
Marcell ofereceu ainda, uma alternativa aos frequentadores de terreiros de candomblé, caso a medida seja aprovada. “Não tenho nada contra terreiros de candomblé. Eu apoio as religiões afro, mas essa oferenda precisa mudar. A própria religião prega que os orixás são bons e puros. Então, elas (entidades religiosas) vão compreender se trocar a oferenda e oferecermos folhas ou plantas no lugar dos bichos sacrificados”, opinou.
O defensor dos animais chamou a atenção ainda, para o fato de que muitas crianças crescem em terreiros, assistindo à cena de animais sendo oferecidos. “Elas podem achar que é normal fazer isso (sacrificar animais) e, futuramente, maltratar os animais. É preciso rever isso. Há 15 anos atrás, era normal animal em circo, passarinho em gaiola, mas hoje isso tem diminuído”, finalizou.
Marcell Moraes esclarece o projeto que proíbe sacrifício a animais em Salvador
O vereador Marcell Moraes (PV) ressalta que o seu projeto de lei que trata da proibição de sacrifício e mutilação de animais em Salvador tem como único objetivo impedir atos de crueldade e garantir o bem estar dos animais, o que é amparado inclusive na legislação federal.
O vereador esclarece que atua pautado nos interesses coletivos e que jamais apresentaria um projeto de lei com qualquer tipo de intolerância religiosa.
“Ocorre que as pessoas estão interpretando o projeto de forma equivocada. Respeito todas as religiões e em nenhum momento quero censurar as metodologias espirituais de qualquer religião. Mas não posso deixar de criar medidas para proteger os animais e o meio ambiente, afinal ocupo uma cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador graças ao voto de confiança dos protetores de animais, que me escolheram como representante. Sou vereador de toda cidade, mas a minha prioridade é a causa ambiental e animal. Sempre deixei isso muito claro. Jamais tentei diminuir a importância de um projeto de um colega vereador porque não concordo com a idéia. Se o legislador propõe uma coisa é porque algum segmento da sociedade está sendo representado e isso precisa ser respeitado”, declara Marcell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão