domingo, 16 de junho de 2013

Cães sofrem maus-tratos em espaço sujo e precário em Rio Pardo (RS)


Encontrados nos fundos de uma casa, cachorros foram diagnosticados com anemia e desidratação. (Foto: Rodrigo Assmann)
Encontrados nos fundos de uma casa, cachorros foram diagnosticados com anemia e desidratação. (Foto: Rodrigo Assmann)
Dois cachorros escaparam, por pouco, do destino trágico geralmente reservado aos animais vítimas de maus-tratos ou abandono. Após receber denúncias de moradores, uma equipe da Polícia Civil de Rio Pardo e a veterinária da Organização Não-Governamental (ONG) Bicho Pardo resgataram os cães, em mandado de apreensão, nos fundos de uma residência no Bairro Ramiz Galvão. A fêmea de aproximadamente 8 meses e o macho com mais de 10 anos foram encontrados amarrados com coleira e corrente em um espaço apertado, cercado e sem condições de higiene – a comida velha e a água suja estavam próximas às próprias fezes dos animais.
A veterinária e responsável técnica pela ONG Bicho Pardo, Heloísa Poeta, explica que tanto o macho quanto a fêmea foram encontrados desidratados e com anemia. As condições de saúde do macho, devido à extrema magreza, são ainda piores. Desde então, ambos recebem cuidados e ainda devem passar por soroterapia e ingestão de vitaminas. O macho de 10 anos ainda precisa de cálcio. Os cães devem passar por novas avaliações hoje. Quando estiverem recuperados estarão disponíveis para a adoção. Segundo Heloísa, o abandono e os maus-tratos aos animais são cada vez mais frequentes em Rio Pardo.
O choro e o desespero dos cães começou a chamar a atenção dos vizinhos há alguns dias. No sábado, a Polícia Ambiental (Patram) e a ONG Bicho Pardo fizeram a primeira tentativa de recolher os animais – um deles já não se mexia. O tutor dos cachorros, entretanto, proibiu que eles entrassem no pátio da casa e se negou a entregar os animais. O homem, inclusive, chegou a denunciar na Delegacia de Polícia (DP) de Rio Pardo a suposta tentativa de invasão de domicílio. Representantes da ONG, por sua vez, registraram ocorrência na DP devido aos maus-tratos e às condições dos cães.
Fonte: Gaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão