terça-feira, 4 de junho de 2013

Dona de casa tutela 21 cachorros e vizinhos vão à justiça no Acre


Barulho dos animais incomoda vizinhos (Foto: Reprodução TV Acre)
Barulho dos animais incomoda vizinhos
(Foto: Reprodução TV Acre)
Maricília Chaves, de 57 anos de idade, se dedica a uma atividade vista por muitos como nobre. A dona de casa recolhe cachorros abandonados das ruas de Rio Branco, capital do Acre, e os cria na própria residência. Ao todo, são 21 animais que vivem na casa dela.
Com uma despesa semanal de R$ 150 somente com ração, a dona de casa, que trabalha somente lavando roupa para fora, diz que começou a recolher os animais depois de ver que poucas pessoas ajudam os cachorros de rua.
“Um ser humano tem muitas pessoas que ajudam, mas um animal não tem quem queira ajudar. Tem muitas pessoas que jogam pedra e água quente nos bichinhos e eu fico penalizada com essas coisas”, explica.
Porém, a iniciativa gerou problemas, principalmente com os vizinhos que moram à direita e esquerda da casa de Maricília. Eles moveram uma ação judicial em reclamação à perturbação da ordem pública por causa do barulho causado pelo latido dos animais.
Liberdade Souza, vizinha de Maricília, já aumentou a altura do muro que divide as duas casas e fala que vai continuar brigando na justiça. “Um muro alto para que ocultasse mais o barulho dos cachorros, um barulho terrível. O meu direito termina quando o seu começa, existe um direito para nós moradores”, disse Liberdade.
Por meio da ação na justiça, foi decretado que Maricília se desfizesse de cinco cachorros. Para isso, a Sociedade Amor a Quatro Patas se envolveu no caso dando suporte jurídico e para ajudar na adoção.
De acordo com a presidente da associação, Keiko Renata, os animais são bem cuidados, vão ao veterinário. “A adoção depende mais da vontade da dona Marcília e de quem vai adotar. Nós, do Amor a Quatro Patas, estamos dando auxílio, já conseguimos remédios para os animais”, comenta.
A presidente disse ainda que a tutora já repassou 4 animais para serem disponibilizados para adoção e faz o pedido para que as pessoas doem materiais de construção, como cimento e tijolo, para a conclusão do muro da dona de casa.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão