sábado, 15 de junho de 2013

Gatos morrem em calçada do bairro Damas, em Fortaleza (CE)


Cerca de 12 gatos morreram em uma calçada na noite desta quinta-feira (13), no Bairro Damas em Fortaleza. A mortandade chamou a atenção de moradores que dizem que os gatos foram envenenados e ficaram agonizando na calçada. ONG protetora dos animais vai acompanhar o caso. Segundo a moradora Geisa Alencar, mais de 100 gatos já foram mortos por envenenamento no local. “É um absurdo. É frequente a morte desses animais. No mês passado cerca de 60 gatos foram envenenados. E em menos de um mês acontece isso novamente para desespero da gente. Que ama e defende os animais”, desabafou a moradora.
Gatos foram envenenados e revoltou a população do Bairro Damas Foto: G1
Gatos foram envenenados e revoltou a população
do Bairro Damas Foto: G1
Sobre os motivos da morte dos gatos, Geisa Alencar disse que nada justifica a matança, pois ela e outros moradores cuidam dos gatos. Que de acordo com ela, recebem ração, água e vacinas. “Não há justificativa para a matança. Pois a população de gatos aqui é pequena. Nós controlamos a natalidade. Nós que gostamos dos animais fazemos a castração dos gatos para não haver a procriação deles”, disse.
Violência
Geisa Alencar ainda afirma que todo tipo de crueldade é feita contra os animais. Além do envenenamento, eles são agredidos com pancadas. “Tem gente aqui que faz todo tipo de crueldade com os gatinhos. Quebram as patas, costelas, enforcamento, estrangulamento”, disse. ”Nosso trabalho é tão bonito e aparece uma pessoas ruim e faz uma maldade dessas. É um absurdo. Não tenho condições nem de falar. Damos a melhor ração, damos vacina e acontece isso”, falou a moradora Suyane Freire.
Caso será investigado
De acordo com o presidente da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará (SPA/CE), Márcio Torres, infelizmente a entidade não recebeu nenhuma ocorrência dos maus-tratos de gatos no Bairro Damas. Mas, promete investigar o caso e pede quando acontecer ligar imediatamente para a entidade que em tempo hábil investigará os casos. “Infelizmente não recebemos as ocorrências, mas orientamos para a população de que quando acontecer coisas do tipo, informar o mais rápido possível para a Sociedade Protetora Ambiental pelo número (85) 8833-0283″, afirmou.
Segundo Márcio Torres o medo de denunciar é o que faz que atos como esses continuem. “A população tem medo de fazer as denúncias. Muitas das vezes a vizinhança sabe quem é, porém, tem medo de falar, o que dificulta o nosso trabalho”, afirmou.
O presidente da SPA/CE deve investigar o caso. Segundo ele, o infrator deve ser punido com base no artigo 32 da Lei 9615/98, da Lei de Crimes Ambientais, que estabelece pena de 3 meses a um ano e multa para quem praticar ato de abuso e maus-tratos a animais de qualquer espécie.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão