sábado, 29 de junho de 2013

Gorilas que viviam em parque inglês são levados para a vida selvagem na África


Por Amanda Dall’Agnol (da Redação)
No último sábado (22), uma empresa de entregas  pegou uma de suas estranhas encomendas de um canto sossegado e rural de Kent, na Inglaterra.
O pacote era uma família de nove gorilas: um gorila silverback de 30 anos chamado Djala, suas quatro companheiras e seus quatro filhotes, com idades entre oito meses e seis anos de idade.
Eles foram  levados em caixas especialmente construídas por mais de 8.000 km, a partir do Porto de Lympne Wild Animal Park perto de Ashford, a uma exuberante ilha tropical no Parque Nacional do Planalto Batéké  no Gabão, na África Ocidental. As informações são do Daily Mail.
De malas prontas: Kishi e sua bebê Akou são parte do grupo de nove gorilas que voltaram para a África. (Foto: Daily Mail)
De malas prontas: Kishi e sua bebê Akou são parte do grupo de nove gorilas que voltaram para a África. (Foto: Daily Mail)
Embalados em outras caixas estão mais de uma tonelada em equipamentos veterinários e alimentação. Seus requisitos de bordo são bastante simples: água e uma variedade de frutas são essenciais  na primeira classe dos gorilas.
Eles deixaram  de lado sua jaula gramada em Port Lympne, no clima ameno do norte – e terão que se acostumar  com o calor tropical da África.
Mas vai ser um retorno ao lugar onde seus ancestrais viveram, um retorno ao seu habitat natural , a primeira grande área selvagem onde gorilas foram caçados até a extinção.
É o mais ambicioso empreendimento com  animais selvagens já realizado pelo conservacionista Damian Aspinall da Fundação Aspinall, que comanda Porto Lympne e o parque de animais selvagens, Howletts, também em Kent.
Este é, sem dúvida, a coisa mais arriscada e corajosa que já fizemos “, diz Aspinall, de 53 anos, que herdou o controle dos parques de animais selvagem de seu falecido pai, John Aspinall, um dono de cassino.
“Esta será a primeira vez no mundo que alguém entrega uma família inteira de gorilas de volta para a África. Poderia dar tudo errado.”
No passado, Aspinall enviou dezenas de animais de volta à vida selvagem. Ano passado, três rinocerontes negros foram devolvidos para a Tanzânia e um grupo de macacos langur ameaçados de extinção impulsionou o  crescimento da população em Java, na Indonésia.
Ele também enviou gorilas de volta à vida selvagem no Congo e Gabão. Suas reservas de vida selvagem lá cobrem um milhão de acres.
“Anteriormente, enviamos jovens gorilas órfãos de volta”, diz ele. “É mais difícil com adultos. É como com os seres humanos,  se você pegar os bebês ou crianças pequenas e movê-los para outra cidade, eles não vão notar nenhuma diferença.
“Se você levar os gorilas para a África, quando eles são jovens, eles aprendem sozinhos como viver. Mas se levá-los quando adultos, eles têm que começar do zero.
“Você pode dar uma pílula para jovens gorilas se um deles recebe uma mordida. Você não consegue dar antibióticos a um gorila criado na selva.”
Quando jovens gorilas foram introduzidos à vida selvagem em ocasiões anteriores, foram apresentados à  floresta por “eco-babás”, que mostram as plantas que são venenosas, e dão cuidados veterinários.
Isso não vai ser possível com um grupo familiar, protegido por seu patriarca de quase 200kg, Djala, que iria atacar qualquer ser humano que interviesse.
“Eles são como os seres humanos”, diz ele. “Alguns são fáceis de lidar e você pode ter um relacionamento amigável. Já com outros você não pode.”
Djala parece bastante pacífico em sua jaula hoje, mastigando folhas verdes, enquanto a sua família brinca em torno dele. Mas, se eu tivesse que pular o muro para me  juntar a ele, eu não duraria por mais muito tempo.
Sua personalidade defensiva é um produto da crueldade que ele vivenciou quando pequeno. Ao contrário de seus filhos,  todos criados em cativeiro,  Djala realmente vai voltar para casa, para a floresta onde nasceu.
Ele nasceu na selva, mas ficou órfão ainda pequeno, pois  caçadores  mataram sua família para abastecer o comércio da carne de caça ilegal.
Abandonado e sozinho, ele foi dado a algumas crianças locais, como um animal de estimação e sofria maus-tratos. Por um milagre, um empresário francês, durante a prospecção de minerais, estava sobrevoando a aldeia em um helicóptero e encontrou Djala prestes a ser abatido e comido.
Ele pousou e resgatou Djala, que mais tarde foi transferido para os cuidados da Fundação Aspinall, na Inglaterra – onde cresceu, pai de 15 filhos (dos quais quatro estão sendo levados para África) e tornou-se um dos maiores gorilas silverback em cativeiro.
Finalmente livres: a família viajará mais de 8 mil km, desde o Parque de animais selvagens Port Lympne em Kent, até o Parque nacional do planalto Batéké  em Gabão, no oeste da África para recomeçar uma vida normal fora do cativeiro. (Foto: Daily Mail)
Finalmente livres: a família viajará mais de 8 mil km, desde o Parque de animais selvagens Port Lympne em Kent, até o Parque nacional do planalto Batéké em Gabão, no oeste da África para recomeçar uma vida normal fora do cativeiro. (Foto: Daily Mail)
Apegado a Djala e sua família, Aspinall terá o prazer de vê-los ir.
“Não é difícil dizer adeus”, diz ele. “Na verdade,  é muito, muito difícil mantê-los. É muito mais fácil para meu coração e alma libertá-los. Caso contrário, eu me sinto como um carcereiro de prisioneiros sem liberdade condicional.
Aspinall acredita que, embora seja importante cuidar de animais em cativeiro, os proprietários de zoológicos e parques de animais selvagens também têm a responsabilidade de reintroduzir os animais à vida selvagem.
“O problema com a maioria dos zoológicos é que eles são pegos em uma armadilha. Eles foram criados anos atrás, quando a preservação dos animais não era levada em consideração, com pequenos espaços e pequenas jaulas. Depois, a preservação se tornou um tema polêmico.
“Mas as pessoas que dirigem os jardins zoológicos estão presos com um público viciado em ver fileiras de animais, em jaulas que são muito pequenas. Para trazer as pessoas até o zoológico, você tem que fazer shows com leão-marinho, pinguins, ou outro animal.
“A pergunta que você tem que fazer sobre os zoológicos é: seu objetivo é ganhar dinheiro, ou  criar animais para enviar de volta a vida selvagem?
Aspinall tem tido grande sucesso com seu programa de reprodução.
Na última década, ele foi responsável por um em cada três nascimentos de rinocerontes europeus e gerou 26 dos 60 gorilas nascidos na Europa. Agora que tem 70 gorilas, ele é capaz de enviar nove de volta para a África, e ainda manter o seu programa de reprodução.
“Nós mantemos os gorilas em grande número, para reproduzi-los em grande quantidade, para que possamos enviá-los de volta”, diz ele. “Mas não se ganha dinheiro com isso – é a pior decisão de negócios que você poderia fazer.
“Em muitos casos, os zoológicos não querem que os animais se reproduzam, e previnem  que isso ocorra. Eles não conseguem sustentar animais que tem crias, pois você tem que abrigá-los e contratar mais funcionários.
Em um mundo ideal, Aspinall esvaziaria os seus parques de animais selvagens e levaria todos para a vida na selva.
“O objetivo final seria devolver todos os animais que não estão realmente em perigo”, diz ele. “Mas algumas espécies – como o rinoceronte negro – precisa de proteção no momento. Se pudermos proteger os animais na selva corretamente, então não há necessidade de zoológicos. Isso tem que ser o objetivo final. Mas isso é um sonho que pode levar 30 anos. ”
Embora esteja reintroduzindo animas à vida selvagem há uma década, com Djala e sua família Aspinall está planejando algo novo.
“Vamos libertá-los em uma ilha no meio de um rio e eles vão aprender a viver na floresta, se aclimatar ao ambiente e começar a aprender de quais árvores podem comer”, explica Aspinall.
Depois do transporte aéreo, os gorilas serão levados para fora da ilha, nas vastas áreas abertas  do planalto Batéké  do Gabão. “Estamos indo para o desconhecido”, admite Aspinall. Ele sabe que vai ser um choque grande para os gorilas.
Em Kent, eles tiveram a melhor dieta possível: existem hectares de horta orgânica para alimentá-los, juntamente com mangas frescas e lichias. Nas últimas semanas, no entanto, a dieta foi feita para prepará-los para a autossuficiência na floresta.
“É cheio de perigos”, diz Aspinall. “Eles vão ser apanhados, engaiolados e largados nesta ilha de floresta tropical no meio do Gabão. Em seguida, eles vão acordar e se perguntar o que aconteceu “. Apesar dos riscos, a alternativa  de manter os gorilas em cativeiro por tempo indeterminado  é muito triste para ser considerada.
Toda a despesa e os preparativos para a grande entrega de gorilas vai valer a pena quando Djala der seus primeiros passos de volta para a floresta – levando sua família de volta ao seu território de origem.
“Eles não pertencem a este lugar”, diz Damian com paixão. “Eu estive com gorilas antes, quando eles foram entregues de volta na natureza. Eles saíam da jaula e pareciam que tinham vivido na floresta toda a sua vida.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão