quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lei proíbe a retirada das cordas vocais de cães no município de Nilópolis (RJ)


Lei proíbe retirada de cordas vocais em cães (Foto: Dreamstime)
O prefeito Alessandro Calazans sancionou a lei proposta pelo vereador Rodrigo Rocha (PPS) que proíbe a realização de ablação parcial ou total das cordas vocais ou cordectomia em animais no município de Nilópolis (RJ).
O decreto 6.384, publicado na edição 2981 do Jornal A Voz dos Municípios Fluminenses (Diário Oficial do Município), estabelece que a cordectomia e ablação no município de Nilópolis somente poderá ser realizada por médico veterinário qualificado e licenciado, e apenas com a finalidade de tratar doenças físicas, lesões ou para corrigir defeitos congênitos que trazem danos ao animal e que não podem ser tratados de outra forma.
O texto também determina que a punição para aqueles que descumprirem a lei será do pagamento de multa de até três salários mínimos, além de medidas administrativas a serem aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Entenda o que é cordectomia e a ablação
A única diferença entre a cordectomia e a ablação de cordas vocais é a técnica cirúrgica empregada, mas ambas são crueldades contra os animais, pois tiram dos nossos pobres cães e gatos a capacidade de se comunicarem, o que pode levar inclusive a depressão profunda dos animais submetidos a tal absurdo. Para a cordectomia, utiliza-se um “saca-bocado”, um instrumento de corte que corta partes da corda vocal.
Na ablação não existe corte, mas sim a destruição total do órgão por termocauterizador (ponta quente) ou bisturi eletrônico, ou seja, as cordas não são cortadas, são destruídas, queimadas, cauterizadas, apenas cerca de 10% a 25% do comprimento total da corda é mantido.
As complicações possíveis envolvem desde o risco anestésico até uma estenose da laringe, ou ainda o retorno da vocalização. Ambas as técnicas necessitam autorização e solicitação por escrito. Uma vez sem as cordas vocais, o cachorro pode perder a habilidade de se comunicar e socializar normalmente, o que pode causar frustração e levar a problemas comportamentais.
Diante de vários protestos de protetores de animais os veterinários estão pedindo que a AVMA adote uma nova resolução que realmente proteja os animais, algo como “a cordectomia deve ser realizada por médico veterinário qualificado e licenciado e apenas com a finalidade de tratar doenças físicas, lesões ou para corrigir defeitos congênitos que trazem danos ao animal e não podem ser tratados de outra forma”.
O perfil das pessoas que recorrem a esse tipo de cirurgia, segundo veterinários, são moradores de apartamentos que estão tendo problemas com os vizinhos e preferem recorrer a retirada das cordas vocais dos seus cachorros, ao ter que vender o imóvel, se mudar ou encontrar outro tutor para o cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão