sábado, 29 de junho de 2013

Polícia prende caçadores na Reserva Biológica de Sooretama (ES)


Por Renata Takahashi (da Redação)
Os animais perdem habitat com o desmatamento para o avanço da fronteira agrícola, para construção de grandes obras de infraestrutura, expansão das cidades e até mesmo para a poluição, que inviabiliza a sobrevivência de muitas espécies. No centro leste do Espírito Santo, em 1982 foi criada a Reserva Biológica de Sooretama, afim de preservar parte da Mata Atlântica remanescente no Estado. A Reserva está entre os municípios de Linhares, Jaguaré, Sooretama e Vila Valério, a 130 km de Vitória. Com uma área de extensão de 27.946 hectares, é o habitat que restou para muitos animais silvestres, como o jacu estalo, o papagaio chauá e o mutum do sudeste. Mas mesmo na Reserva, eles não estão totalmente seguros. Na madrugada desta sexta-feira (28) caçadores foram presos em flagrante saindo da mata com armas e munições.
A abordagem aconteceu por volta da 1h da manhã após denúncias, que levaram os policiais ao local ainda no início da noite de ontem. De acordo com a PM, os caçadores eram três homens residentes na região, e estavam com uma espingarda calibre 32, um rifle calibre 22, sete cartuchos calibre 32, sete munições calibre 22, duas facas e um facão, uma lima, duas redes de dormir, três aparelhos celulares, além de uma motocicleta. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em São Mateus.
Os caçadores foram autuados em flagrante delito por infringirem o artigo 52 da Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais e o artigo 14 da Lei 10.826/2003, por porte ilegal de arma de fogo.
Foto: PMES
Foto: PMES
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão