domingo, 14 de julho de 2013

Cavalo morre após receber choque elétrico em rodeio de Cowtown


Por Patricia Tai (da Redação)
Duke convulsiona no chão, 25 segundos após ter sido eletrocutado. (Foto: ecologiaverde.com)
Duke convulsiona no chão, 25 segundos após ter sido eletrocutado. (Foto: ecologiaverde.com)
Marc Bekoff, autor premiado e especialista em comportamento animal, publicou um artigo nesta semana na revista Psychology Today defendendo a proibição do uso de cavalos em rodeios. Bekoff clamou pela proibição após ter visto o vídeo postado pela ONG SHowing Animals Respect and Kindness (SHARK) que retrata um cavalo de 9 anos de idade convulsionando na arena após ter sido eletrocutado por alguém através da cerca no rodeio de Cowtown. O cavalo morreu em seguida. O vídeo mostrando a morte de Duke se tornou viral e já foi visto por mais de 100 mil pessoas. As informações são da Care2.
Bekoff chamou a atenção para o locutor do rodeio por seu comentário “sem coração” e “doentio” quando disse à audiência que “cavalos realmente sofrem ferimentos e para eles são como membros da família”. Em seu artigo, Bekoff diz: “Nós também consideramos os cães como membros das nossas famílias e não conheço ninguém que permitiria que um cão fosse tratado de um jeito tão condenável em nome do ‘entretenimento’ “. (Leia o artigo inteiro de Bekoff)
Bekoff colocou um link no final de seu artigo para uma votação no site TMZ, que pergunta se o leitor é a favor ou contra a proibição dos rodeios, e ainda havia cerca de 38% das pessoas votando contra a proibição, mesmo apesar de toda a insanidade gritante do fato ocorrido.
Marc Bekoff é Professor Emérito de Ecologia e Biologia Evolucionista na Universidade do Colorado. Ele também recebeu muitos prêmios por seu trabalho científico como o Exemplar Award da Animal Behavior Society e o Guggenheim Fellowship. Bekoff é co-fundador da organização Ethologists for Ethical Treatment of Animals com Jane Goodall, e publicou 22 livros e mais de 500 ensaios, incluindo The Emotional Lives of Animals (A Vida Emocional dos Animais), The Ten Trusts (com Jane Goodall), The Animal Manifesto, Animals Matter, The Encyclopedia of Human-Animal Relationships, The Case For Compassionate Conservation, e Jasper’s Story: Saving Moon Bears (com Jill Robinson).
Em resposta à indignação sobre a morte de Duke, Grant Harris, proprietário do rodeio de Cowtown, disse que Duke não morreu por choque elétrico. Rebatendo o argumento, a SHARK publicou um novo vídeo mostrando detalhes de Duke sendo eletrocutado.
“Harris sabe o quanto foi ruim o que aconteceu e seu único recurso tem sido acobertar o fato”, declarou Stuart Chaifetz, investigador da SHARK. “Este vídeo mostra, cena após cena, o tratamento cruel recebido por Duke após ter finalmente morrido. A realidade é que se Duke não estivesse no rodeio naquela noite, ele ainda estaria vivo”, acrescentou.
O vídeo mostra a barra de choque elétrico comumente usada em rodeios e, com uma simulação em uma frigideira, simula o que Duke sofreu 25 segundos antes de morrer eletrocutado.
Segundo a reportagem da Care2, a SHARK e a Society for the Prevention of Cruelty to Animals de Nova Jersey estão tentando entrar com processo contra o rodeio.
É importante que estes vídeos sejam divulgados ao máximo, o mundo precisa relembrar a estupidez humana que são os rodeios. (Para mais informações sobre rodeios, visite Rodeo Cruelty)
O vídeo completo mostrando tudo o que aconteceu desde Duke ser arremessado na arena até ser carregado morto, arrastado para fora (tudo ocorreu em 6 minutos), está aqui:
Visite também o site da SHARK.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão