quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mutirão vacina gratuitamente 250 cães em Salvador (BA)


(da Redação)
Animais carentes, ou sob a tutela da comunidade, serão os principais beneficiados do evento. (Foto: Wagner Ferreira)
Animais carentes, ou sob a tutela da comunidade, serão os principais beneficiados do evento. (Foto: Wagner Ferreira)
A Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA/BA) vai vacinar gratuitamente 250 cães contra o vírus da cinomose, no sábado (13), das 9h às 12h, no Parque do Abaeté, em Salvador (BA). A ação integra a Campanha pela Erradicação da Cinomose na Bahia, organizada pela  Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, de São Paulo (Anclivepa-SP) e difundida pelo País com mutirões de vacinação contra a doença. Animais carentes, ou sob a tutela da comunidade, serão os principais beneficiados do evento.
De acordo com Patruska Barreiro, presidente voluntária da ABPA/BA, a iniciativa funciona de forma simples. “Produzimos camisetas com a logomarca da campanha e as comercializamos ao valor de R$ 30. Toda renda adquirida no sábado será destinada para a compra de vacinas a preço de custo, que serão aplicadas em outros mutirões pela cidade”, explica. Ela diz que também conseguiu patrocínio do Grupo Animais para a doação de 300 comprimidos de vermífugos.
Imagem: Marca da Campanha pela Erradicação da Cinomose
Imagem: Marca da Campanha pela Erradicação da Cinomose
Transmitida por meio de um vírus, a Cinomose é uma doença contagiosa que acomete cães, principalmente no primeiro ano de vida, e tem alta taxa de mortalidade mesmo quando tratada. Os principais sintomas são alterações respiratórias, digestivas e neurológicas. Muitos animais acabam sendo sacrificados quando o comprometimento neurológico é irreversível e incompatível com a vida.
Embora seja uma doença grave, a Cinomose pode ser prevenida através da vacina, que deve ser aplicada a partir de 45 dias de vida do cão. Mesmo podendo ser evitada, todo ano a doença mata ou faz sofrer centenas de milhares de cães no Brasil. “Cinco mutirões já foram realizados na cidade de São Paulo, com mais de 800 animais imunizados com vacinas doadas pelo laboratório Biovet”, destaca a presidente da ABPA/BA.
Para vacinar seu cão no próximo sábado (13) é preciso ligar para o telefone (71) 3320-0296, até sexta-feira (12), das 8h às 12h ou das 14h às 18h. São 250 doses disponíveis. No mutirão do Parque do Abaeté vão participar médicos veterinários voluntários, simpatizantes da causa e representantes da Anclivepa-SP.
A iniciativa tem apoio da vereadora Ana Rita Tavares (PV), do deputado estadual José de Arimatéia (PRB), deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), da Clínica Veterinária Felina e Vidanimal.
Seminário
Um dia antes do mutirão de vacinação, será realizado o Seminário de Políticas Públicas para Animais, na sexta-feira (12), com a participação do médico veterinário Denis Rodrigues Prata (gestor do Serviço Veterinário Gratuito e vice-presidente da Anclivepa-SP), de Angela Caruso (presidente do Quintal de São Francisco-SP), integrante do conselho deliberativo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e assessora parlamentar do vereador Roberto Tripoli (PV-SP) e da vereadora Ana Rita Tavares (PV-BA).
O evento vai acontecer no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, das 19h30 às 22h, com entrada gratuita. O público-alvo é formado por protetores de animais, médicos veterinários e autoridades da área de Saúde.
Serviço
Seminário de políticas públicas para animais
Quando: Sexta-feira, 12 de julho, das 19h30 às 22h
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (ao lado do Elevador Lacerda)
Público-alvo: protetores de animais, médicos veterinários, autoridades da área de Saúde e público em geral
Entrada gratuita
Campanha pela erradicação da cinomose na Bahia
Quando: Sábado, 13 de julho, das 9h às 12h
Onde: Parque do Abaeté – Salvador
Beneficiados: 250 cães da população carente, da colônia de pescadores e animais comunitários cuidados por protetores independentes da região
É preciso agendar a vacina pelo telefone (71) 3320-0296
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão