sexta-feira, 26 de julho de 2013

ONG recebe alguns dos cães que viviam na Fazenda Modelo



A cadela Lurdinha, com uma de suas três filhotes, no dia em que foi levada do canil da Fazenda Modelo para lar temporário no sítio da ONG Divulgação / O Globo
A cadela Lurdinha, com uma de suas três filhotes, no dia em que foi levada do canil da Fazenda Modelo para lar temporário no sítio da ONG – Foto: Divulgação / O Globo
As imagens de dezenas de cães sem tutor vivendo num canil da Fazenda Modelo, no Rio de Janeiro (RJ), tiraram o sono da empresária Hanriette Soares. Tanto que no último sábado ela partiu para o abrigo da prefeitura em Guaratiba determinada a resgatar, cuidar e, depois, oferecer para adoção pelo menos a mamãe SRD com seus três filhotes que apareceram em matérias por todo o país. Hanriette, que é vice-presidente da ONG Paraíso dos Focinhos, também na Zona Oeste, nunca havia estado no abrigo da prefeitura e ficou tão sensibilizada que acabou saindo de lá com 19 cães: um adulto e dezoito filhotinhos.
“Fomos lá buscar a mãe e seus três filhotes. A mãe já estava separada deles, numa baia de adultos, e o bebês estavam num outro boxe com outros nove cachorrinhos. Quando estávamos conversando com os veterinários, apareceu um morador querendo largar por lá seis filhotes. Acabamos decidindo levar todos porque sabemos que se eles ficarem lá terão pouquíssimas chances de ser adotados. Um abrigo público acaba tendo maior dificuldade de realizar campanhas de adoção, então quisemos ajudar” disse Hanriette, que foi ao local acompanhada da presidente da ONG, Regina Jordão, e de uma veterinária.
A cadela recebeu o nome de Lurdinha, e as três filhotinhas, batizadas de Rachel, Alê e Paula, já estão na “fila de adoção”. Elas passaram a dividir o espaço com os outros 140 cães e gatos que a ONG acolhe num sítio de 5 mil metros quadrados na Zona Oeste.
“Aqui, os animais terão um pouco mais de acolhimento, já que dormirão em casinhas e temos voluntários que vem aqui duas vezes por semana brincar com os bichos”, explicou a empresária. “A mãe, chamada por nós de Lurdinha, já tem uma pessoa interessada, e uma das cadelinhas também está praticamente adotada. As outras duas serão levadas para nossa próxima feirinha, em agosto. Além disso, outros quatro também já agradaram a muitas pessoas. Resolvemos agir porque não queríamos que aqueles filhotes crescessem lá, pois cães adultos são muito mais difíceis de serem adotados” explicou Hanriette, que ficou muito emocionada com a situação dos animais da Fazenda Modelo.
Segundo Hanriette, como a ONG se responsabilizou pelos animais, a direção e os funcionários da Fazenda Modelo 
“Trouxemos todos os filhotes de lá, mas confesso que fiquei muito impressionada com a quantidade de cães idosos que a população abandonou e foi deixada naquele canil. Assim que conseguirmos adoção para estes filhotes, vamos tentar pegar uns mais velhos” promete Hanriette.
No próximo dia 3 de agosto, alguns destes animais serão oferecidos para adoção numa feira na loja da Paraíso dos Focinhos, na Rua Armando Lombardi 949, loja 302, das 11h às 17h.
No último dia 19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) multou em R$ 6 mil, a administração da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde funciona o Centro de Proteção Animal da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), depois que fiscais constataram que o lugar não tem um certificado de regularidade da atividade de centro de atendimento veterinário e não tem um veterinário como responsável técnico, como exigido pela legislação. O local foi vistoriado após o conselho receber denúncias de falta de higiene e péssima infraestrutura da Fazenda Modelo.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão