sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os animais também têm sentimentos

Por Helena Barradas Sá (da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Muito já se escreveu sobre a felicidade. Nós conseguimos encontrá-la em elementos externos e em nós mesmos. Outros fatores responsáveis pela felicidade são alguns hormônios produzidos por nosso corpo – como a dopamina e a serotonina – e a alimentação saudável. Também encontramos a felicidade em nossa família e em nosso parceiro ou parceira.
Hoje em dia, estudos têm indicado que os animais, habitantes deste mundo junto conosco, também expressam sentimentos como a felicidade. As pesquisas demonstraram que mamíferos, peixes e crustáceos também podem experimentar sentimentos como nós. Especialistas têm começado a estudar os sentimentos de alegria e prazer nos animais. Alguns estudos vêm apresentando bons resultados e evidenciam que a vida para os animais é motivo de gozo e alegria.
Observe algumas informações:
Se você convive com algum animal, sabe reconhecer suas expressões de felicidade. Tutores de cães e gatos sabem o quanto estes animais gostam de receber carinho e como se sentem quando isso acontece.
No livro A Pictorial Tour of Animal Pleasure [Um passeio pela felicidade animal], o biólogo Jonathan Balcombe defende que a felicidade é fundamental para a existência dos animais.
O fisiologista Michel Cabanac, da Universidade Laval de Quebec, baseando-se na percepção do outro, considerou que, em relação à comida, os animais se alegram mais quando estão com fome do que quando estão satisfeitos.
Os neurocientistas Jeffrey Burgdorf e Jaak Panksepp acreditam que os animais experimentam certos tipos de sentimento de uma maneira muito mais intensa que os humanos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O primatologista Robert Sapolsky estima que os babuínos do Serengeti (Quênia) utilizam apenas quatro horas do dia em busca de alimento.
O voo permite que muitas aves tenham o luxo de satisfazer suas necessidades energéticas em uma parte do seu tempo ativo. Os animais podem utilizar o seu tempo livre para tomar banho, brincar ou descansar.
Os estudos de Chris Evans e seus colegas da Universidade Macquarie (Austrália) demonstram que galinhas têm, pelo menos, 30 maneiras diferentes de vocalizar sentimentos. Algumas indicam e apontam claramente para outro elemento de seu ambiente.
Estudos na Universidade de Cambridge indicam que as ovelhas podem lembrar-se do rosto de até 50 companheiros do rebanho de origem, mesmo por foto, até dois anos depois, ainda que mudem de rebanho.
Além disso, as ovelhas são capazes de perceber a emoção no rosto de outras ovelhas. Também preferem receber sua comida por uma porta em que haja a foto de uma ovelha satisfeita em vez de fazê-lo por uma porta em que veja uma ovelha faminta.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os animais felizes e saudáveis são bonitos, nos fazem rir, nos trazem felicidade e têm valor para nós. Por isso, faz-se urgente a necessidade de retomar os bons hábitos como sociedade. Para que isso aconteça, enfatizamos a importância e divulgamos a necessidade da mudança nos hábitos alimentares da população, diminuindo a quantidade de carnes no dia a dia até que se chegue ao vegetarianismo.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão