terça-feira, 30 de julho de 2013

Tigre faz amizade com bode que deveria lhe servir de alimento


Por Patricia Tai (da Redação)
Foto: Wikimedia Commons/2.0/TreeHugger
Foto: Wikimedia Commons/2.0/TreeHugger
Quando a equipe do santuário Bor soltou um bode no recinto de um tigre macho adulto, eles esperavam que o felino fosse matar o animal rapidamente. Para sua surpresa, o tigre decidiu ficar amigo do bode ao invés de matá-lo e se alimentar dele. As informações são do Times of India e do Tree Hugger.
Por dois dias, o tigre não matou o bode apesar de estar faminto. Ao contrário, brincou com ele, chegando até a pular com ele dentro de um lago artificial.
Finalmente, o bode foi retirado e o animal recebeu carne para comer. Funcionários que assistiram à cena ficaram consternados e estão procurando explicações para o comportamento do animal. Eles estão preocupados quanto à possibilidade do tigre ter perdido seus instintos de caça por ter sido criado em cativeiro.
Incidentalmente, o tigre é um dos três irmãos – os outros dois são fêmeas – resgatados da floresta de Dhaba em 2009, após sua mãe ter desaparecido.
Todos os três foram criados com alimentação carnívora. Subsequentemente, no entanto, alguns animais vivos como cervos foram soltos no cativeiro para que os animais aprimorassem suas habilidades de caça. Oficiais dizem que esse bode que foi poupado pelo tigre macho foi solto no recinto das suas irmãs e foi instantaneamente morto e consumido por elas – por isso o comportamento dócil não usual do tigre macho tornou-se motivo de preocupação para os criadores.
O Tigre Tambako. (Foto: TreeHugger)
O Tigre Tambako. (Foto: TreeHugger)
Embora o Instituto de Vida Selvagem de Dehradun venha recomendando soltar os três tigres há algum tempo, dúvidas estão sendo levantadas quanto à viabilidade do tigre macho retornar à natureza. “Eu temo que este indivíduo não esteja pronto para ser solto”, disse MS. Chouhan, um conservacionista veterano. “Quando as fêmeas foram resgatadas, percebemos que elas ainda tinham algum instinto caçador, mas no caso do macho isso está evidentemente faltando”, pontuou Chouhan.
A condição peculiar do tigre, acrescenta a bióloga Vidya Athreya, pode também ser decorrente do fato dele ter sido privado do treinamento pela mãe. “Filhotes requerem muita ajuda de suas mães para aprender como caçar bem”, explicou a bióloga.
O outro risco que há em soltar tigres órfãos de volta à natureza, conforme observam os especialistas em tigres Valmik Thapar e K. Ullas Karanth, é que animais cativos frequentemente se mostram inaptos em encontrar as fontes certas de alimento. Eles podem passar a caçar bovinos, cavalos, e até mesmo humanos.
O caso deste tigre faz lembrar a história de uma leoa que adotou um filhote de antílope no ano passado, conforme publicado pela ANDA.
fonte: anda.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão